sábado, 21 de abril de 2012

AFINAL, O QUE É INTERCÂMBIO?


Intercâmbio é...
Oportunidade de se tornar aquela pessoa que sempre quis ser.  Ninguém sabe se você é tímido, se é bom ou não em esportes, nada disso. Dá pra ser o que você quiser. Dá pra você se reinventar.

Também é...
• Oportunidade de crescimento e crescer requer dedicação;
• Oportunidade de se preparar para uma vida mais independente;
• Oportunidade de encarar problemas e resolvê-los por conta própria e do seu jeito;

Você poderá fazer o que quiser, mas...
• assumirá e responsabilizar-se-á pelos seus atos;
• não importa sua classe social, ideologia política, raça, religião e também não importa a dos outros... e você aprenderá que tolerância e paciência é uma espécie de super poder. E que você pode ter super poderes.

Você atrairá ou afastará as pessoas dependendo de suas atitudes.Todos te julgarão pelo que você demonstrar ser desde o começo, desde o momento de sua chegada. Isso quer dizer que você valerá pelo que é como pessoa; então seja uma pessoa feliz, entusiástica e simpática. Seja você mesmo, só faça o melhor que puder tudo o que for fazer.

É uma grande experiência, com data para acabar, mas com herança para toda a vida – conhecimento legítimo, que você terá conquistado por mérito e esforço.

Aproveite cada momento do seu intercâmbio. Intercâmbio é uma oportunidade única. Curta os momentos bons e os momentos não tão agradáveis. Encare as coisas que te acontecerem de maneira positiva, sendo elas boas ou não tão boas e aprenda com cada uma das situações. Aprenda com as pessoas, aproveite ao máximo as situações e o que tem ao seu redor. Poucas são as pessoas que têm a oportunidade de fazer o que você está fazendo agora.

Você também vai para o intercâmbio para vencer suas fraquezas. Aproveite para melhorar seu conhecimento do idioma do país (inglês, francês, alemão, etc), seus relacionamentos, seus sentimentos e você mesmo. Esta é a maior viagem que você vai fazer: dentro de você.

Intercâmbio não é apenas estar conhecendo uma cultura nova, estar longe e ao mesmo tempo perto das pessoas que você ama, se sentir livre para fazer tudo que você acha que é certo. Não é simplesmente o fato de não estar nem aí para que os outros estão pensando de você, não é apenas viajar e conhecer lugares maravilhosos, estar com uma nova família que apesar de não ser sua família, é família. Não é apenas sentir saudades de tudo e ao mesmo tempo querer viver essa vida pra sempre. É aprender que amizades verdadeiras continuam firmes, mesmo que não tenha contato freqüentemente, é crescer como pessoa, refletir sobre tudo na sua vida e nas coisas que as vezes pareciam tão certas e agora soam tão erradas. O intercâmbio, alem de tudo isso, te proporciona conhecer quem você achava que conhecia melhor que qualquer um: VOCÊ MESMO!
(DD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.