segunda-feira, 23 de abril de 2012

Easygoing


E hoje vamos falar do item: EASYGOING

Ninguém consegue ficar muito tempo do lado de alguém que reclama de tudo. É assim com amigos, com parentes, com nossos avós, com os vizinhos, com namorado(a), marido, esposa, o cara da fila do banco e etc...

Alguns desses aí, que fazem parte de nossa vida e de nosso dia-a-dia, a gente é obrigado a aguentar, não se tem opção.
Mas se você está indo para um intercâmbio, presta atenção:

                                                     TE AGUENTAR É OPÇÃO.

É opção te aguentar ou não...
- pra quem estará te hospedando,
- para quem estiver te recebendo em casa, ou na escola...
Já pensou nisso? Ninguém é obrigado a te aguentar.

Certo dia, apareceu um menino podre de rico, lindo e inteligente para se candidatar ao intercâmbio de high school. Ele tinha estudado nos melhores colégios bilingues de São Paulo, tinha excelentes notas e um inglês na ponta da língua. Tinha personalidade forte (eu gosto disso). E qualquer um de vocês diria que é o candidato perfeito para um high school. Mas eu o reprovei para high school. Durante a entrevista, aonde estavam presentes o menino e o pai natural, o menino bufava com o pai, não olhava nos olhos para falar, era arrogante, mal educado, nada estava bom. Então, no final da entrevista eu lhe disse: "_eu sinto muitíssimo, mas eu não posso te aceitar para o intercâmbio de high school. Você é metido, arrogante, mal educado, mal humorado, "um mala". O seu pai aqui, ele sabe tanto que já chegou no grau da humildade ele te aguenta porque ele é obrigado, ele não tem opção. Mas no intercâmbio, ninguém vai te aguentar e você vai me dar dor de cabeça o intercâmbio inteiro. E outra, que eu respeito as famílias hospedeiras e as escolas com as quais eu trabalho."
O menino ficou muito puto comigo (problema dele!). Mas o pai me agradece até hoje por eu ter dito isso.

Nem sei como nunca apanhei entrevistando gente para o programa de high school, porque eu era intrometida demais.


Por isso digo:

- quem tem as famílias mais bacanas do intercâmbio? é aquele candidato que não fez exigências na documentação, aquele que disse "tanto faz" para toda e qualquer situação. É o candidato que, ao preencher a documentação,  não colocou observações do tipo, não gosto disso, não quero aquilo, odeio isso....
- quem se dá bem no intercâmbio? é aquele que topa tudo, que não reclama de nada e que tira proveito de todas as situações, sejam elas boas ou não tão boas.
- é aquele candidato que conversa com todos e sobre tudo: conversa com gente da sua idade, com idosos, com casais, com crianças, não importando condição social, raça, religião ou o quer que seja.
- é o que sorria, o que ri até de si mesmo.
- é o que ajuda a família na missão: "vamos ver que cor era a parede original desta casa?"

Vou dar exemplo:

1)vamos supor que você está no seu intercâmbio e a tua mãe hospedeira peça pra ajudá-la a arrumar a dispensa da casa. Você tem duas alternativas: fazer isso por obrigação ou fazer disso uma coisa muito dez. Você pode bater altos papos com sua mãe hospedeira enquanto ajuda na arrumação. E você vai descobrir coisas muito legais sobre ela, estreitar/afinar a amizade entre vocês e descobrir a verdadeira razão pela qual ela tem 76 latas de molho de tomate na dispensa. Enquanto isso, você treina a língua do país e na próxima compra de supermercado, você ensina sua mãe hospedeira a fazer uma lista de compras para ir ao mercado. E para fazer a lista, que ela deve olhar a dispensa. Ela ficará muito agradecida a você por esta dica maravilhosa, sabia? Agora, você já imaginou o que vai virar se você fizer a mesma coisa mas reclamando e bufando? Então, qual é o melhor?

2) Se o seu vizinho, lá no seu intercâmbio, te convida para um piquenique, você vai logo pensar... “nossa, que coisa brega, piquenique com esse bando de crianças remelentas, toalha no chão, insetos... aff...” Mas em vez disso, você pode aceitar o convite, ir pro piquenique, elogiar os bolos do piquenique, brincar com as crianças, contar piada, tocar violão, ensinar uma brincadeira brasileira, jogar queimada e rir muito. Dá próxima vez que o vizinho for fazer um passeio, ele e a família toda saberão que se levarem você, tudo fica mais divertido. E olha que esse próximo passeio pode ser uma viagem muito legal...pode ser uma viagem a Las Vegas.

Portanto, as melhores coisas acontecem pra quem leva tudo numa boa, pra quem encara as coisas de forma positiva e tira as melhores lições disso. Percebeu? Então, agora vai e aplica no seu dia-a-dia, não precisa esperar o intercâmbio chegar pra por em prática... abraça a ideia desde já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.