segunda-feira, 23 de abril de 2012

Peça ajuda! Mas ofereça também!



O nosso outro item, o segundo item das características que todo intercambiário de ter/ser:
- ser prestativo 
- ter humildade e
- pedir ajuda (sempre).

Situação: você está em outro país, aonde as pessoas falam outra língua, elas tem outros hábitos, elas pensam diferente, são outras leis, outro fuso-horário, outro tudo e você ainda não tem amigos... tudo o que você mais vai precisar é de AJUDA.
E na experiência do intercâmbio, assim como na vida, a gente tem de volta, aquilo que a gente distribui: se você ajuda, você será ajudado.
Não importa se aqui no Brasil você é filho de alguém importante, se você tem um sobrenome que te dê status, se você tem muito dinheiro...aí no intercâmbio você só é o ZÉ e o ZÉ ...bem você VAI PRECISAR DE AJUDA. Você é só um sul-americano.

Mas aí vem outra coisa: se você não pedir ajuda, ninguém sabe que precisa de ajuda. Você vai precisar PEDIR AJUDA. E pedir ajuda com HUMILDADE. Humildade pra aprender uma coisa nova. Você foi pro intercâmbio TAMBÉM para aprender coisas novas e para derrotar suas fraquezas.


Um exemplo?
-Se você brincar com seu irmãozinho menor enquanto sua mãe hospedeira termina o jantar, ela vai lembrar disso quando você precisar de ajuda com a lição de história.
- Se você mostrar para o seu professor que você tentou fazer lição, mas que a dificuldade da língua o impediu de fazer tudo como gostaria, o professor ajudará você com a lição.
- Se você ajudar o faxineiro segurando a escada para ele, ele vai te dar carona no dia de chuva

É tudo uma troca.

Fechô!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.