segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Parte 9 - revalidação - documento


h) e que documento tenho que trazer na volta?







Para ter seus estudos revalidados aqui no Brasil, a única coisa que você precisa trazer de volta é
um boletim escolar

Para ter validade no Brasil, o documento (boletim) precisa ter um carimbo do Consulado Brasileiro no país do intercâmbio.


Simples assim!
Existe a burocracia e a demora de no mínimo 48 horas e no máximo de 3 meses, mas dá pra lidar com isso numa boa, basta você se programar.

Por que o carimbo/selo do Consulado? 
Através deste carimbo, o Consulado Brasileiro atesta que o documento é válido e autêntico.

De posse do boletim carimbado pelo Consulado, você já pode voltar ao Brasil.
Na teoria, a LDB (a Lei de Diretrizes e Bases) não exige a tradução juramentada, mas as escolas e as delegacias de ensino continuam exigindo, na maioria das vezes.

Depois disso:
- se você ainda vai prosseguir seus estudos no ensino médio, basta entregar o boletim na sua escola brasileira e voltar a estudar normalmente;
- se você voltar com o ensino médio terminado, basta entregar o boletim na Delegacia de Ensino mais próxima a sua residência aqui no Brasil. A Delegacia de Ensino publicará no Diário Oficial a conclusão dos seus estudos no ensino médio e emitirá o seu certificado.

Para conseguir o endereço dos Consulados Brasileiros no seu país de intercâmbio, você deve ir no site do Ministério das Relações Exteriores ou  http://www.itamaraty.gov.br/assistencia-consular

Lá você encontrará os endereços dos Consulados Brasileiros no exterior e suas jurisdições.

Algumas observações:
- se você foi para intercâmbio em um país europeu, é bem provável que o Consulado exija que você vá ao Ministério da Educação ou algum outro orgão competente para tal daquele país para que o orgão diga que aquela escola que você frequentou é uma escola credenciada.
- as vezes, este tipo de afirmativa (reconhecimento da escola como entidade de ensino) é feita pela própria prefeitura local.
- e as vezes, também, torna-se necessário "reconhecer firma" das assinaturas que constam do documento tanto da escola (do boletim) como dos documentos emitidos neste caso, pelo orgão de educação competente
- e aí só depois disso, você pode enviar o seu boletim ao Consulado Brasileiro.

Os únicos estudantes dispensados de autenticar o documento, são os estudantes que vão pra França. Na época do governo do FHC (Fernando Henrique Cardoso) fez-se um acordo com o governo francês. Por este acordo, documentos franceses valem no Brasil e vice-versa.

Lembrando que tal procedimento é uma responsabilidade do estudante de intercâmbio.

Portanto:

Os estudantes devem vir para o Brasil com seu documento escolar autenticado pelo Consulado Brasileiro.
O documento deve ser emitido no papel timbrado da escola e deve conter a assinatura do diretor. Caso não seja possível a impressão em papel timbrado, peça para que a escola carimbe o boletim.
No documento que a escola vai lhe entregar, deve constar:
·       a série em que você está matriculado;
·       a data de início e término de seus estudos;
·       o nome das matérias que você cursou;
·       o número de faltas;
·       as notas;
·       o sistema de avaliação.

     Caso você tenha praticado algum esporte ou qualquer outra disciplina (teatro, arte, banda da escola e etc...) e esse esporte não constar do boletim escolar;  peça à sua escola para fornecer uma declaração em papel timbrado da escola dizendo que você praticava tal esporte. Você deve fazer com essa declaração tudo o que fizer com o seu boletim, ou seja, essa declaração deve ser enviada junto com as notas para o Consulado para que o Consulado coloque o carimbo, etc etc...


No próximo post
i) e com que cara vai ficar meu histórico escolar aqui no Brasil?

i) a minha escola do Brasil é obrigada a me aceitar de volta?
j) mas e se eu conseguir um diploma no exterior? Posso usar aqui?
k) e se eu tiver problemas com o Consulado Brasileiro, aí então eu perdi o tempo estudado?
l) erros cometidos por outros estudantes....vamos usar pra não errar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.