sábado, 7 de fevereiro de 2015

Cursos




Curso é curso, uai.
Pode ser feito por pessoas entre 16 e 70 anos. Se você tiver 80, 90 e ainda tiver pique pra isso, pode fazer também.
Não tem segredo, como o próprio nome diz, é um curso.
O objetivo deste programa é aprender o idioma ou o idioma numa área.
Existem vários tipos de curso:

2.1. Curso de idiomas:
O objetivo deste programa é aprender uma língua ou aperfeiçoar um idioma.
Você pode ficar um mínimo de 2 semanas e o máximo de tempo que quiser ou que a escola oferecer. Tenha em mente que você terá apenas estrangeiros aprendendo o idioma, nenhum nativo...dãh
Se você tem entre 16 ou 18 anos, este não é o melhor programa pra você. O melhor mesmo é o high school ou um programa de férias.
Curso de idiomas se destina ao adulto que deseja aprender um idioma de forma rápida. E vale muito a pena.
Se você se inscrever numa escola ótima de inglês aqui no Brasil não é a mesma coisa. Na escola de inglês brasileira, você terá no máximo 2 horas de aulas por semana. Em um mês de 4 semanas, você teve 8 horas/aulas.
Em alguns cursos de idiomas no exterior, você tem 8 horas/aulas em 1 ou 2 dias. E se você ficar um mês num curso de línguas no exterior, terá mais ou menos 25 horas/ aulas na semana e 100 horas aulas no mês.
Então, se você dividir 100/8, temos aproximadamente 12.
Ou seja, você precisa fazer 12 meses de curso no Brasil pra ter o mesmo tanto que teria em um mês no exterior.
Viu?

2.2. Curso de idioma direcionado para sua área de atuação:
Você pode fazer um curso de inglês no exterior, por exemplo, voltado para a área de administração, marketing, de publicidade, de direito internacional, de business, moda, etc.
Mas note, pra você ser aceito nesse tipo de curso, você precisa dominar o inglês.
Inglês aqui é apenas um exemplo, mas pode ser em qualquer idioma.


Há cursos e cursos, mas como escolher o melhor?

O melhor é o que é melhor pra você. Então depende do seu objetivo e da sua necessidade.

Como escolher escola X ou Y ou Z:
a) escolha o idioma que quer aprender ou aperfeiçoar;
b) escolha o destino que mais lhe atrai para este idioma;
c) exige visto? tem condições de conseguir um visto para o país de destino? Entre no site do consulado e verifique se você tem condições de ter um visto de entrada.
Normalmente, o que os consulados checam pra conceder ou não o visto é:
- se a história faz sentido, ou seja, se os motivos que o candidato alega fazem sentido, se tem coerência, se são motivos válidos;
- se o candidato tem condições de custear seus gastos com curso, acomodação e estada durante o tempo do curso;
- se o estudante tem vínculos que o obrigariam a voltar para o país de origem.
d) quando pode embarcar;
e) quanto tempo tem disponível para o curso;

f) como comparar?
f-1) escolas especializadas em lecionar o idioma, escolas de idiomas;
f-2) universidades que cedem as dependências para escolas de idiomas;
f-3) universidades que possuem o curso de idioma desenvolvido pela própria universidade destinado a preparar alunos para frequentar a universidade;

Se você tem real interesse em ficar melhor no idioma, o melhor curso pra você é o f-3. No entanto, este tipo de curso segue o mesmo calendário letivo da universidade. Então, o aluno que adquire um programa deste tipo deverá estar aberto a se adequar as datas de início da universidade, não dá pra iniciar na data que você prefere. Por outro lado, trata-se de um curso de excelência, puxado, forte, que exigirá esforço e dedicação do aluno, pois visa preparar alunos para assistirem aulas nos outros cursos de graduação, pós-graduação da universidade. Neste tipo de curso, a universidade considera o aluno do curso, como aluno da universidade. E isto dá direito ao aluno do curso de frequentar e usar todas as dependências da universidade, tais como piscinas, quadras, campos, bibliotecas, academia de ginástica, refeitório, dormitórios, posto médico e etc. Também o aluno consegue ter contato com os nativos do país que frequentam os cursos da universidade, poderá pedir para frequentar (como ouvinte) estes demais cursos da universidade em determinada matéria pra ter um gostinho de como seria se decidisse por este ou aquele curso; também tem contato com os professores da universidade.

Se você quer fazer curso de idioma, mas você quer escolher a data de início, então, o curso pra você é uma escola de idiomas (f-1). No entanto, deve saber que todos os alunos são estrangeiros. As escolas de idiomas também tem diversas cargas horárias, ou seja, você, além de escolher a data que quer iniciar, consegue escolher se quer um curso de 20 aulas por semana, se quer 30 aulas por semana, etc...desta forma, você é quem determina se quer mais ou menos tempo livre.

Já o curso lecionado por uma escola de idiomas "travestida" de universidade (f-2), é um curso que mescla o que uma escola de idioma e uma universidade oferecem. O estudante consegue ter mais flexibilidade em escolher as datas de início e término, visto que os cursos são em ciclos curtos e o estudante consegue usar das dependências da universidade, com algumas restrições. É importante saber o que você pode usar ou não antes de decidir por este tipo de curso. Algumas universidades, neste tipo de curso (quando a universidade aluga algumas salas para o curso de idiomas), nem sempre permitem que os alunos do curso de idiomas usem das dependências da universidade.

Se quer um indicação, eu indico este curso:
http://www.fyi-gente.org/2015/02/curso-de-ingles-em-universidade-ou-em.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.