quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Bem vindos a Belleville :)



Hoje eu queria falar com vocês sobre....

Hastings and Prince Edward District School Board.



Achou o nome esquisito?

Mas o lugar é ótimo. Juro!
Trata-se do distrito escolar de Belleville, a 2 horas de Toronto no Canadá. Eles são um dos meus parceiros para high school.
Em Janeiro, embarquei pra lá, o Renato Rocha (que aparece nas fotos). E o que ele me disse sobre o intercâmbio dele:

Meu nome é Renato Rocha,  tenho 18 anos e fiz intercâmbio na cidade de Belleville, localizada na província de Ontário, no Canadá.
Então, sobre meu intercambio, foi uma experiência inesquecível cheia de novas amizades e novas descobertas. O Canada é um país maravilhoso com pessoas muito amigáveis e tranquilas, farto de uma cultura regada a educação,tratada como um dos maiores pilares para o crescimento de um cidadão.
Existe um forte respeito para com alunos e professores, sejam eles canadenses ou de outros países.
Quanto a minha primeira semana, eu demorei alguns dias para me adaptar, com os horários deles, para jantar e não me acostumei com o frio intenso rs, e a respeito da comunicação e entendimento com eles, não tive dificuldade.
O pessoal da escola foi muito legal, e gostaram muito da ideia de ter um novo amigo Brasileiro, me ajudavam sempre que eu precisava, me mostraram a escola e me apresentaram outros professores e novos amigos.
Minha família adorava praticar esportes radicais como wakeboard, surf, ski aquático, fazer trilhas de moto entre outras coisas, eles sempre me passaram confiança e eram super divertidos, o casal de filhos Adam e Ashley Smith me tratavam como um verdadeiro irmão mais novo, gostavam de me levar para passear, e gostavam de me buscar em algum lugar da cidade em que eu estivesse.
Os pais Lorne e Fran Smith sempre diziam para eu me divertir onde quer que eu fosse, e gostavam de assistir filmes comigo a noite.

Aprendi muita coisa com minha HostFamily e com o meu intercâmbio, valores importantes que levarei para toda a vida, valeu muito a pena fazer essa viagem e conhecer novos horizontes, uma cultura diferente, tradições histórias legais, e sem sobra de dúvidas eu faria novamente um intercâmbio para a mesma cidade.

Gosto do programa de high school de lá porque:
-  para os coordenadores do programa, não tem sábado, domingo ou feriado; estão sempre na ativa 24h por dia;
- a proximidade com que tratam cada estudante... a ponto de professores e coordenadores na escola perguntarem assim pra você... “ Você viu que o seu time perdeu ontem para o meu time?”
- a coordenação visita as famílias com frequência e são super rigorosos nos critérios de escolhas das famílias hospedeiras;
- a escola  oferece aos estudantes  uns passeios  (um por mês) bem legais, tais como: conhecer Toronto, a parte francesa do Canadá, assistir a jogos, conhecer Niagara Falls entre outros.
- são 4 escolas na cidade e o estudante pode escolher uma das escolas.

Abaixo, um pouquinho mais de cada escola e se você estiver indeciso sobre o que escolher no Canadá, vá pra Belleville. Prometo que não se arrependerá e vai querer voltar pra lá toda vez que pensar num lugar fantástico pra ficar.

LOCALIZAÇÃO
Belleville está localizada às margens da bela baia de Quinte.  Belleville fica a duas horas de Toronto a 3 horas de Ottawa e a quatro horas de Montreal – ambas as cidades contam com aeroportos internacionais.
Pode-se facilmente chegar a comunidade de carro, trem ou de ônibus. Belleville, com uma população de aproximadamente 50.000 habitantes, mas se juntarmos todas as pequenas comunidades ao redor, a população passa a ser de 190.000 habitantes; tem todas as facilidades de uma cidade grande com a segurança e o conforto de uma cidade pequena.
99% da sua população fala inglês e isso proporciona aos alunos internacionais grandes
oportunidades para desenvolver suas habilidades na língua inglesa. Em 1999, Belleville foi nomeada entre os 10 melhores lugares para se viver no Canada.
A região é um destino divertido para quem gosta de atividades ao ar livre como skiing, pesca, camping e esportes náuticos. Mesmo sendo uma cidade pequena, Belleville proporciona facilidades e oportunidades de uma cidade grande.
Em Belleville existem vários museus, um shopping com mais de 120 lojas, restaurantes internacionais, um centro de artes que atrai grandes artistas norte americanos e uma comunidade das artes.
Há 14 universidades num raio de 400 kilômetros de Belleville incluindo; Queens University, University of Toronto, University of Ottawa, Carleton University, University of Waterloo, McGill University e vários colégios de comunidades (community colleges).
O clima é moderado com quatro estações distintas. A temperatura media no inverno e de aproximadamente -5˚C e a temperatura media no verao e de aproximadamente 26˚C.
















Escolas secundárias participando no programa
Atualmente, quatro escolas hospedam estudantes internacionais e cada uma oferece cursos de ESL. ESL = inglês como segunda língua, é basicamente um curso de inglês destinado a estrangeiros, mas com ênfase nos estudos, ou seja, é uma forma mais simples de aprender a estudar Geografia, Biologia, Matemática e etc em inglês. Um máximo de 30 alunos internacionais são colocados em cada colégio. Este limite garante que cada estudante receba o suporte necessário para ter sucesso académico.

Todas escolas oferecem:
• laboratórios modernos de ciência e de tecnologia.
• computadores em proporção de um para cada quatro estudantes.
• Bibliotecas com internet e outros recursos eletrônicas.
• Ginásios e campos ao ar livre para educação física.
Os programas de estudos incluem todos as matérias acadêmicas e também cursos especializados nas
artes, na tecnologia, no comércio e na educação.
Cada escola secundaria tem um conselheiro dedicado para orientar e ajudar os alunos internacionais (ISP) tanto como a escolha de cursos acadêmicos, de carreiras e na seleção e matricula
para universidades. Tem um extensivo programa atlético e atividades extracurriculares
estão disponíveis a todos os alunos.

Os Colégios:

Bayside Secondary School
A Escola Secundária de Bayside oferece um ambiente educacional dinâmico com 900 estudantes num campus de 200 acres, a maior em área da America do Norte. A qualidade dos programas academicos reflete-se no número de bolsas de estudo recebidos pelos estudantes. Os programas de música e de arte são reconhecidos como superiores. Nas competições provinciais e nacionais, os alunos de matemática e ciências tem atingido primeiros lugares. Os programas de matérias avançadas (AP – Advanced Placements) oferecem oportunidades para que os estudantes enriqueçam seus estudos.

Centennial Secondary School
No coração da cidade, a Escola Secundaria Centennial oferece aos estudantes interessados nas artes algo extremamente especial. Com duas salas de artes totalmente equipadas, salas para a música, fotografia,
gravação, um teatro com capacidade para 800 pessoas, e uma associação com a Escola de Ballet de Quinte do Canadá - Centennial tem o programa regional para artes teatrais e visuais. Escola Centennial, avaliado com triplo “A” nas artes, esportes e na acadêmica, fornece oportunidades para sucesso para todos os estudantes.

Moira Secondary School
Na Escola Secundaria de Moira,  ênfase em  liderança estudantil, nas oportunidades extra curriculares e cidadania global. Com duas asas novas, uma para ciências e a outra dedicada a tecnologia MSS, é líder em programas inovadores incluindo o Programa Internacional do Baccalaurato, produção televisual, teatro musical, desenho de modas, o geo-ventura e fotografia. Os estudantes de Moira recebem medalhas nas feiras e competições nacionais e nas competições entre províncias nas áreas de matemática, ciências e computação.

Quinte Secondary School
Com mais de 50 anos na comunidade de Belleville, a reputação excelente da Escola Secundária de Quinte é fundada nas quatro colunas de excelência académica: acadêmica, as artes, atletismo, e liderança estudantil.
QSS oferece uma amplia variedade de programas para satisfazer as necessidades diversas de nossos estudantes. Nossos programas incluem teatro musical, desenho teatral, música vocal, introdução à guitarra, comércio internacional e curso de turismo, entre outros.







Nos links abaixo é possível ver depoimentos de alunos, fotos, vídeos, e tudo mais sobre o programa de high school de Belleville

PICTURE PRESENTATION

PROGRAM PRESENTATION

FALL EVENTS:                http://vimeo.com/86088364

TOUR OF MOIRA SS       http://www.youtube.com/watch?v=il6dGkaXsLc

TESTIMONIALS (in Portuguese)
Artur (beginning)             http://vimeo.com/15237745
Artur (end)                        http://vimeo.com/25328531
Victoria                              http://www.vimeo.com/14440378
Mariza                         http://vimeo.com/35354434
Jorge                                  http://www.slideshare.net/rharris49/jorges-visit

Maria                               http://vimeo.com/37042601
Sophia                                http://vimeo.com/68739837

SECONDARY SCHOOLS
Bayside SS                         www.hpedsb.on.ca/bss
Centennial SS                   www.hpedsb.on.ca/css
Quinte SS                           www.hpedsb.on.ca/qss
Moira SS                            www.hpedsb.on.ca/mss


O ano letivo no Canadá começa no início de setembro e termina no fim de junho do ano seguinte. O estudante tem opção de escolher entre escolas públicas ou particulares. Se escolher por escolas públicas, por norma do Departamento de Educação Canadense, somente pode ficar em casa de família hospedeira (homestay). Já, o estudante que opta por escolas particulares, pode escolher o tipo de acomodação (homestay ou boarding)
As escolas públicas são subsidiadas pelo governo e gratuitas para os residentes, mas os estudantes internacionais pagam pelo ensino. O estudante escolhe a região e/ou cidade (distrito escolar) em que gostaria de estudar. As escolas têm uma excelente estrutura física e oferecem uma grande variedade de atividades extracurriculares como esportes, teatro, música, artes, fotografia. O programa no país tem um dos melhores sistemas de apoio ao estudante internacional, com coordenadores e famílias extraordinárias. O intercambiário que escolhe o Canadá pode ter certeza de que está escolhendo um dos melhores destinos para intercâmbio no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.