quinta-feira, 28 de abril de 2016

Quanto custa passar um ano nos Estados Unidos?


Tenho entrevistado alguns pais e adolescentes que procuram pelo programa de high school, mas percebo que os pais ficam receosos em assumir compromissos em dólar (ou outra moeda estrangeira) por conta do valor da moeda.

No entanto, gostaria de chamar a atenção de vocês pais para o seguinte: mesmo com a cotação do dólar, sai mais barato mandar o(a) filho(a) para intercâmbio, para estudar em outro país, do que manter no Brasil.

Para demonstrar isso em termos práticos, fiz uma simulação, conforme figura abaixo, aonde está demonstrado:

- quanto vocês pais gastariam com o(a) seu(sua) filho(a) no Brasil no período de um ano;

- e quanto gastariam se o(a) seu(sua) filho(a) estivesse no intercâmbio no período de um ano letivo;







O intercâmbio a que me refiro é o high school nos Estados Unidos pelo período de um ano letivo:
É o mais tradicional programa de high school. 
O ano letivo inicia-se em agosto de um ano e termina em junho do ano seguinte. O estudante que embarca em agosto pode ficar um semestre ou um ano letivo, enquanto se embarca em janeiro, somente pode ficar por um semestre letivo. 
A high school americano é o centro de todas as atividades para os jovens americanos – a vida social do estudante e da comunidade se desenvolve ao redor dela. 
O programa (visto J-1) é regulamentado pelo DoS (Departamento de Estado Americano) e as escolas são públicas e gratuitas para os estudantes estrangeiros e as famílias que hospedam são voluntárias.
O estudante é colocado em pequenas localidades e não pode escolher a região, a cidade ou o estado que deseja. 
O enfoque das escolas está em dar formação ao indivíduo. 
Cumpre lembrar que o estudante consegue revalidar os estudos feitos no exterior e prosseguir sua vida acadêmica normalmente, quando do retorno ao Brasil.

Observação: Um programa que vem crescendo a cada ano é o high school público pago e o high school particular nos EUA (visto F-1). O motivo desta crescente procura está relacionado ao fato de o estudante poder escolher o distrito escolar e ou escola e pode ficar mais que um ano letivo no programa, ao contrário do programa público gratuito. Enfoque para a parte acadêmica.

Para mais informações, siga o link:
http://www.fyi-intercambios.com.br/high-school/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.