Thanksgiving: Saiba mais sobre este tradicional feriado norte-americano.




 Parte muito importante da cultura norte-americana, o Thanksgiving, ou Dia de ação de Graças, é um dos feriados mais tradicionais dos Estados Unidos.
Como o próprio nome diz, é uma data em que as pessoas se reúnem e demonstram sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano.
Comemorado na quinta-feira da quarta semana de novembro é um feriado familiar, quando é muito comum os americanos realizarem longas viagens para estarem reunidos com suas famílias.
 Também conhecido como Turkey Day - Dia do Peru – o Thanksgiving é celebrado com um farto jantar em que o Peru é tradição em quase todas as mesas, normalmente servido com stuffing (um recheio a base de pão semelhante à farofa brasileira). Para completar a fartura típica são servidos ainda diversos pratos como purê de batata, legumes, milho, ervilha, batata-doce, além das tradicionais tortas de abóbora, maçã e nozes.
Após a refeição os estadunidenses assistem ao futebol americano na TV ou saem às ruas para assistir aos tradicionais desfiles.

 Como tudo começou
 Segundo registros, a história desse feriado começa em 1621 quando peregrinos na região de Plymouth, no atual estado de Massachusetts, decidiram celebrar e agradecer a Deus por uma boa colheita no verão mesmo após um inverno muito rigoroso.
Essa confraternização contou com a participação de cerca de 90 índios nativos convidados pelos peregrinos como forma de agradecimento. Afinal, foram os índios, quem os ensinaram as técnicas para o plantio de milho e abóbora.
Em 1863, o presidente Abraham Lincoln decidiu transformar o Dia de Ação de Graças em feriado nacional, entretanto o feriado como é conhecido hoje (comemorado na última quinta-feira do mês) foi instituído em 1939 pelo presidente Franklin Delano Roosevelt.

 Curiosidades
 No Dia de Ação de Graças há uma cerimônia em que o presidente americano perdoa dois perus enviados a ele como presente pela National Turkey Federation (Federação Nacional do Peru). Assim, ele salva os animais do mesmo destino dos outros 46 milhões de aves - estimativa de perus que são consumidos durante o feriado.

 A data é conhecida também pelos grandes desfiles, e sem dúvida o mais conhecido deles é o da Macy's em Nova Iorque que acontece desde 1924. O desfile conta com balões gigantes, carros alegóricos, fanfarras, grupos artísticos e celebridades.

 A sexta-feira depois do dia de Ação de Graças é conhecida como Black Friday. Nesse dia várias lojas fazem promoções com grandes descontos e é comum que as lojas fiquem superlotadas.

 Não existem presentes trocados, como no Natal. As pessoas da família e amigos se reúnem apenas para desfrutarem um jantar e agradecerem pelo ano que se passou, independentemente da religião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensino médio feito no exterior é válido no Brasil

Curso de inglês em universidade nos EUA