O Dia de Reis



No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, celebrado principalmente pelos cristãos. Neste dia, de acordo com o relato bíblico, os três reis magos chamados Belchior, Gaspar e Baltazar, terminavam suas jornadas para visitar o Menino Jesus, entregando-lhe presentes simbólicos. Ainda conforme a narrativa, os três viajantes teriam sido guiados até Belém desde o Oriente por uma estrela que ficou conhecida como a “Estrela de Belém”.
O dia também é conhecido atualmente pelo dia quando os enfeites natalinos são desfeitos e quando definitivamente as festas do Natal acabam.
Nós sabemos que essa época – de fim do período de festas – pode ser um pode ser um pouco desanimador para muitas pessoas, mas nós garantimos que depois desse post, você também vai se apaixonar por essa data e pela linda história desse dia!

Os Reis Magos


Na noite do de 25 de dezembro as estrelas brilhavam em direção ao berço do recém-nascido menino Jesus e, segundo a narrativa bíblica, uma estrela que mais tarde ficaria conhecida como a “Estrela de Belém” os guiou ao encontro do Menino Jesus.
Cada um dos três reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que comumente pensamos de que viajaram juntos, e levaram consigo uma relíquia de presente ao recém-nascido:
·       Belchior (ou Melchior) - Vindo da Europa, trouxe ouro ao menino como um símbolo da realeza, exaltando a vinda de Jesus à terra.

·       Gaspar - Vindo da Ásia, entregou-lhe incenso como representação do divino, pois o junto ao seu aroma, também seria espalhado a fé pelo ambiente, purificando-o.

·       Baltazar - Vindo da África, presenteou Jesus com a Mirra, um óleo vegetal medicinal, que seria uma representaria a humanidade e era oferecida aos profetas.
 Esses presentes são cheios de significado e tornam a história ainda mais bonita!

Comemoração no Brasil
O Dia de Reis é muito popular no Brasil e em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.
A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização. Durante os festejos, os grupos chamados de Companhias de reis saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem.

Folia de reis, Reisado, Festa de Santos Reis


O grupo é formado por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três Reis Magos, os palhaços, os alfeires e os foliões. Os integrantes dos grupos usam fantasias coloridas, dançam e tocam músicas típicas com diversos instrumentos (como, por exemplo, violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas, etc.) e todo grupo tem a sua própria bandeira ou estandarte.

Como toda tradição, essa também tem algumas variações ao redor do mundo:

·       Na Espanha por exemplo, é o dia que as crianças recebem presentes, fazendo assimilação aos presentes dos Reis Magos que entregaram as relíquias a Jesus.

·       Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis.


·       Em Portugal, o símbolo máximo da tradição é o Bolo Rei. O bolo de nome que faz referência aos Reis Magos possui a forma de uma coroa, massa branca e fofa misturada com passas, frutos secos e frutas cristalizadas. No interior do bolo, encontrava-se também uma fava seca e um pequeno brinde, como uma moeda. Quem encontra a fava tem o dever de pagar o próximo bolo-rei, por outro lado, a pessoa que encontra o brinde é – segundo a tradição - agraciada com "boa sorte”.

·        Na França a tradição assemelha-se a tradição portuguesa e o símbolo da tradição é a chamada “Gallete des Rois”.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensino médio feito no exterior é válido no Brasil

Curso de inglês em universidade nos EUA

Não, não vá embora...vou morrer de saudade...