Alemanha


Se você tem a imagem de que todo alemão é bravo, carrancudo, sério, de poucas palavras... com toda certeza, você nunca esteve na Alemanha e nunca conviveu com os alemães.
Na verdade, para os alemães, tem hora pra tudo:
- hora de trabalhar é hora de trabalhar;
- hora de estudar é hora de estudar;
- hora de estar em atividade com a família é hora de se dedicar à família;
- e hora de se divertir, é hora de se divertir e pra valer.

A maioria dos alemães que eu conheço é prestativo, organizado, responsável e dono de uma empatia de dar inveja.
Talvez a história da Alemanha tenha muito a ver com isso:
- logo após o pós-guerra, muitas crianças alemãs ficaram órfãs de pai e mãe e foram adotadas por casais e famílias em países vizinhos e nas Américas (nascia aí o intercâmbio).
- o povo alemão faz muito intercâmbio (aonde você vai, você encontra um alemão fazendo um programa de intercâmbio, sempre tem um) e isso faz com que se coloquem no lugar de quem está visitando o seu país, seja a turismo, negócios, estudos ou intercâmbio. O alemão se coloca no lugar do outro na hora de recepciona-lo em seu país. E isto faz toda a diferença.

Os alemães fazem piada com a maioria das situações do cotidiano e se você se ofender com isso, vai passar um bom tempo do seu dia esbravejando e de mau humor.
E eles tem todos os motivos do mundo para levar a vida numa boa.

A Alemanha merece um destaque especial e eu vou falar muito de Alemanha abaixo.


Alemanha (em resumo)
A Alemanha é um país belo, diversificado e muito interessante, situado no norte da Europa que faz divisa ao
norte com Dinamarca; ao leste com Polônia e a República Tcheca;   Áustria e Suíça no sul e Holanda, Bélgica e Luxemburgo no oeste. A paisagem da Alemanha varia muito com áreas planas e praias (Mar do Norte, Mar Báltico) e altas montanhas como os Alpes.
A Alemanha tem cerca de 82 milhões de habitantes. É o maior país na UE em termos de população. A Alemanha é um país moderno e cosmopolita. Sua sociedade é formada por uma pluralidade de estilos de vida e
uma verdadeira diversidade étnico-cultural, com formas de convivência bem variadas. Apesar das mudanças sociais, a família continua a ser a referência social mais importante.
Cada um dos 16 estados federais da Alemanha tem suas próprias paisagens fascinantes, atrações turísticas e culinárias. Há, por exemplo, Baviera, o "estado de cerveja", com sua "Oktoberfest", Castelo de Neuschwanstein e do magnífico cenário alpino, que atraem mais turistas estrangeiros do que qualquer outro estado federal. Com mais de 2000 lagos, inúmeros cursos de água e verde exuberante no meio, Mecklenburg-Pomerânia Ocidental parece particularmente atraente. Northeastern é o grande palco para entusiastas de desportos aquáticos em todo o território da Europa Central.
Berlim é a capital da Alemanha. Até 1990, Berlim foi dividida em uma parte ocidental e oriental por um muro que ainda pode ser visitado em alguns lugares. E acho que eu não preciso dizer, mas não custa registrar: o idioma é o alemão.
Seu sistema de governo é uma democracia parlamentar. Em outras palavras, a política do governo é determinada pelo chefe de governo e os ministros.
As empresas alemãs têm uma excelente reputação, representam inovação, qualidade e tecnologia de ponta
No entanto, a terceira maior economia do mundo não consiste exclusivamente por grandes e famosas empresas, mas também de numerosos líderes do mercado mundial que são, na verdade, pequenas e médias empresas, que movimentam a potência da economia alemã.

Alemanha tem muito a oferecer, como a grande cozinha, esportes, a natureza, festivais, celebrações culturais, resorts de férias, design, moda, arquitetura inspiradora, arte, assim como tem muita coisa para fazer no tempo livre.
Em outras palavras, na Alemanha não tem somente clichês como "Lederhosen" e "chucrute".
Na Alemanha, cerca de dois terços da população dizem ser da fé cristã. No entanto, a maioria dos alemães não
freqüenta serviços religiosos regularmente.
Atividades de lazer são muito populares na Alemanha e futebol é certamente o maior esporte. Outros esportes populares são a ginástica, tênis, tiro, atletismo e handebol.
Uma vez que os alemães adoram se sentir úteis e estão sempre ocupados fazendo alguma coisa, eles adoram viajar e desfrutar de lugares, visitar seu próprio país, bem como mais longe.



Apanhado geral:
A Nação
A Alemanha tem muitas faces: a moderna, a industrial, a artística, a tradicional, a de tradições científicas, das montanhas e das românticas vilas. Do período pós-guerra até os dias atuais, a Alemanha tem se tornado um dos países mais desenvolvidos e de sucesso. A Alemanha tem sido e ainda é a líder quando se fala de eletrônicos e carros.
Solo e Clima
A Alemanha tem 356.910 quilômetros quadrados (é 21,5 vezes menor que a Áustria). Há quatro principais zonas geográficas: largos solos baixos ao norte; o solo alto ao centro, incluindo várias pequenas fileiras de montanhas; um largo vale e a garganta do Rio Rhine no Sudoeste; e montanhas florestais e planaltos ao Sul. Boa parte é floresta. Há muitos rios que fluem na Alemanha, incluindo o Rhine, Danube e Elbe. Os invernos são frios, nevados e geralmente úmidos. Os verões são mornos e temperados. A poluição é um problema na Alemanha.

História
Antes de se tornar um estado-nação ( 1871 ), a Alemanha era dividida em pequenos principados separados e era a primeira parte de um Império Romano Sagrado.
Através de três guerras de Unificações desenhadas pelo líder prussiano Otto von Bismark, entre 1864 e 1870, a Alemanha se tornou uma nação com poder e moderna. O Império foi derrotado na Primeira Guerra Mundial ( 1918 ) e a República de Weimar foi estabilizada como uma democracia. Os líderes moderados receberam um mínimo de suporte de extremos poderosos pelo país. A falta de suporte combinou com a inflação devastadora em uma economia incapacitada pelos débitos da guerra e a Grande Depressão. Liderada pela explosão de Adolf Hitler no poder em 1933, o partido Nacional Socialista (Nazismo) envolveu o continente na Segunda Guerra Mundial.
A Alemanha derrotada estava temporariamente quebrada em zonas de ocupações pelo poder de Allied, para facilitar o desarmamento e para organizar o governo democrático. Quando a União Soviética não concordou com o acordo original de zonas de ocupações do oeste, os Allies se tornaram a República Federal da Alemanha ( FRG ), uma nação democrática. Os soviéticos, por sua vez, criaram a República Democrática da Alemanha ( GDR ) fora dos cinco estados do leste, na qual seguiram um modelo soviético de desenvolvimento. Quando milhões de pessoas fugiram para o leste, o GDR construiu o Muro de Berlim para estancar o acesso do Leste de Berlim e fortificar toda a borda do Oeste. O muro permaneceu como um símbolo da Guerra Fria até 9 de novembro de 1989, quando foi aberto o tráfego para os dois lados. O Muro foi efetivamente derrubado e duas nações começaram um processo que aprovava a unificação formal entre elas e foi criada a República Federal da Alemanha, em 3 de outubro de 1990. A capital mudou de Bonn para Berlim. As eleições nacionais foram marcadas para dezembro de 1990.

Governo
O governo é formado por um presidente federal, que preenche as funções cerimoniais e estatais; um chanceler ( primeiro ministro ), que lidera o governo em duas legislaturas. O país tem 16 estados que são responsáveis por escolas e problemas locais.

Economia
A Alemanha é uma das cinco economias mais fortes do mundo. O dinheiro da economia forte do oeste foi usado para reavivar a economia do lado leste, durante os últimos anos. A Alemanha é a maior exportadora de carros, aço, alumínio, televisores e outros produtos manufaturados do mundo. A moeda alemã é o Deutsche Mark ( DM ), é uma das mais fortes do mundo.

Educação
A educação é uma nascente de orgulho, especialmente nas áreas de tecnologia e no processo de profissionalização. O estado administra a educação pública. Antes da unificação, no lado leste, a escola atendia os estudantes dos sete aos dezessete anos. Este sistema foi  reformado para ser igual ao do lado oeste, onde os estudantes devem atender à escola, até os quatorze anos; depois desta idade há vários caminhos para serem escolhidos. Os estudantes podem entrar em uma programação de treinamento ao trabalho,  preparação para entrar em uma universidade ou treinar na escola para carreiras específicas. 99% da população alemã é alfabetizada. A educação é grátis em todos os níveis, mas a entrada para as universidades é muito difícil e pode ser conseguida apenas através do sucesso no exame do “Abitur”, feito no fim do ginásio ( terceiro ano do ensino médio, no Brasil ). Há, também, várias oportunidades para os adultos continuarem os estudos em escola noturnas.

Transporte e Comunicação
A maioria das famílias tem carros. O transporte público é mais eficiente para viagens diárias em cidades maiores, por causa do tráfico pesado e o limite de vagas para estacionar. Metrôs, ônibus e trens são as principais formas de transporte. Os trens viajam para todas as cidades e em cada cidade as regras de trânsito são cuidadosamente obedecidas por motoristas e ciclistas, que recebem rigoroso treinamento para adquirir a carteira de motorista/ciclista. Não há limite de velocidade em algumas pistas de “autobahn”(autoestradas), mas há limites restritos em todas as outras pistas. O sistema de comunicação é completamente desenvolvido. Os serviços telefônicos e postais são controlados por uma agência do governo.

Saúde
Os alemães têm um bom padrão de saúde. O atendimento médico é gratuito ou tem um custo mínimo, para todas as pessoas. Os médicos particulares também existem, mas a maioria tem acesso para se cuidar em hospitais ou clínicas.


Escola:
A maioria dos estudantes de intercâmbio são colocados na 10ª, 11ª ou 12ª séries (do colegial), embora o colegial tenha até a 13ª série. Esses anos são preparatórios para ingressar na Universidade na Alemanha. O intercambiário irá estudar Ciências Naturais, Matemática, Alemão, Religião e um outro idioma, mas também existem outras matérias que  poderá escolher. Na Alemanha, os estudantes mostram suas opiniões e seus interesses durante as aulas e são parte ativa e participativa da escola. Ser participativo durante as aulas é tão importante quanto ter boas notas ou ter excelentes resultados nos exames.
A escola na Alemanha é de cinco dias por semana (de segunda a sexta-feira ); em alguns estados há aulas aos sábados. A escola começa às 7:45, 8:00 ou 8:15 horas e, normalmente, acaba depois de 6 horas, mais ou menos às 13:30 horas. A aula tem duração de 45 minutos. Os alunos não podem escolher as matérias. É como no Brasil, o estudante entra numa classe com matérias/disciplinas pré-estabelecidas. Os estudantes não mudam de classe a cada aula, são os professores que mudam. Normalmente são 25 alunos por classe; eles têm o professor da classe, vão em viagens juntos e fazem muitas coisas juntos nos momentos livres. Na 12ª série, os alunos começam a escolher as matérias em que querem se aprofundar.
Assim, todos os alunos participam do Klassen, (da 10ª a 11ª séries) Todos os  créditos ganhos nos últimos dois anos de escola (12ª e 13ª séries), contam para a graduação. Não é todo aluno que passa para a graduação, tem que ter uma certa quantidade de pontos.
Na quinta série os alunos começam a aprender Inglês ou Latim; na sétima, Latim ou Francês e Inglês; na nona série, os alunos podem escolher se querem uma língua adicional. No ginásio, normalmente eles oferecem: Latim, Francês, Espanhol, Grego, Russo ou Italiano. Os alunos podem começar a 4ª língua na 11ª série. O Inglês ensinado na escola é o Britânico de Oxford. É obrigatório o estudo do Inglês. Se um aluno planeja estudar medicina, leis ou línguas nas universidades ele tem que ter Latim por no mínimo cinco anos.
O Ginásio é comparado com os segundo e terceiro anos do ensino médio brasileiro, mais dois anos de faculdade. Os alunos se aprofundam em Ciências, Línguas, Humanidades e Esportes.
Abitur é uma maratona de exames finais feitos no fim da 13ª série.  O Abitur é uma passagem para um sofisticado treinamento para o trabalho ou universidade. Nas escolas alemãs, os professores normalmente não “ passam sermões ”, pois os alunos estão acostumados a respeitar, desde pequenos. Na maioria das vezes, os alunos organizam projetos e tarefas sob a supervisão dos professores. Conversar durante as aulas é o auge da indisciplina. Os testes são, normalmente, através de experimentos. As classes são formadas por 20 a 30 alunos. Têm mais de 17 matérias diferentes em uma semana, durante um semestre. Se o aluno falhar em duas dessas matérias, terá que repetir o ano inteiro, uma vez que não há o processo de recuperação.

Exemplo de um calendário ( horário ) da décima série:

hora
segunda
terça
quarta
quinta
sexta
sábado
1.
08:15
Alemão
Francês
Matemátic
Religião
Francês
Inglês
2.
09:05
Matemátic
Alemão
Inglês
Alemão
Inglês
Música
3.
10:05
Geografia
Est Soc
História
Física
Biologia
Ed. Física
4.
10:55
Religião
História
Francês
Matemátic
Est.Social
Latim
5.
11:55
Latim
Ed. Física
Música
Geografia
Artes

6.
12:45
Latim
Ed. Física
Física
Biologia
Artes

7.
13:35
Teatro
Coral

Artesanat


8.
14:30

Coral





-          No segundo semestre, a matéria de Física é substituída por Química.
-          Férias: no verão são 6 semanas; no outono, uma semana; no Natal são 2 semanas e na Páscoa, 2 semanas. Durante o ano, há dias de Feriados Nacionais.
-          Muitos alunos alemães decidem passar um ano fora do país depois das 10ª ou 11ª séries, normalmente com 16 anos de idade. A razão de um estudante alemão se tornar um estudante intercambiário é que, nesta comunidade global em que vivemos, ficar com uma família hospedeira em outro país, significa um maior desempenho no entendimento e na tolerância entre todos os envolvidos. Os estudantes conseguem uma visão melhor do resto do mundo.

Costumes e Cortesias
Saudações :O aperto de mão é a saudação mais comum e deve ser feita à mulher antes do homem. Se a mão da pessoa a ser cumprimentada estiver suja, ela deve oferecer o cotovelo ou a frente da mão; em grupo, muitas pessoas não apertam as mãos logo de primeiro encontro porque cruzar a saudação de alguém é inapropriado. Normalmente os alemães não cumprimentam estranhos na rua. Sorrisos são sempre apreciados, quando sinceros. Por tradição, somente membros da família e amigos próximos escrevem um ao outro usando o primeiro nome; as pessoas mais distantes utilizam títulos ou sobrenomes. O termo mais comum de saudação é “Guten Tag” (bom dia), mas, pela manhã, até as 10 horas, usa-se “Guten Morgen” ( boa manhã ) e à noite, começando por volta das 7 horas é “Guten Abend”. Um simples “ Hallo” ( oi ) é também comum. A forma mais comum de se dizer tchau, até logo é “Auf Wiedersehen” .

Visitas
Pontualidade é muito importante e os alemães esperam que as visitas cheguem, realmente, na hora marcada. Se as pessoas são convidadas para jantar, é de costume levar flores para os anfitriões, mas não dão rosas (que significam amor) nem cravos (que simbolizam a dor). Os convidados ficam em pé quando os anfitriões entram na sala e permanecem assim, até que lhes ofereçam um lugar para sentar. Também é cortês um homem se levantar quando uma mulher entra na sala. Não é todo mundo que adere a essas regras de etiqueta, mas é educado respeitá-las. Quase sempre são servidos refrigerantes para os convidados, mesmo que a visita seja curta. Visitas espontâneas, mesmo entre vizinhos, não são comuns; é mais apropriado marcar uma visita com antecedência. Os alemães gostam de se reunir para  conversar em eventos sociais.

Ao comer
Os alemães utilizam o estilo “continental” ao comerem, com garfo na mão esquerda e faca na direita. As mãos são mantidas sobre a mesa e os punhos descansando na borda. As batatas e os peixes não são cortados com a faca porque isso significaria que eles não estão bem cozidos; utiliza-se para isto, o garfo. Não se deve deixar comida no prato, isto é considerado desperdício. A maioria dos alemães prefere água mineral, cerveja ou vinho com a refeição; raramente bebem água de torneiras. Refrigerantes e sucos de frutas também são populares. Preferem bebidas sem gelo; as bebidas geladas são consideradas não saudáveis. Nos restaurantes é, normalmente, inclusa na conta uma “caixinha” que deve ser paga na mesa. O cliente arredonda a conta para o valor imediatamente superior e deixa a diferença para o garçom como uma “caixinha extra”, que é chamada “Trinkgeld” ( isto é mais comum nos estados do oeste ).
Em alguns (melhores ) restaurantes, o cliente dá de 5 a 15% de “caixinha”. O homem sempre entra no restaurante primeiro que a mulher. Em todas as outras situações as mulheres entram primeiro. Em público, o homem abre as portas para a mulher.

Gestos
Limpar as unhas em público não é apropriado; conversar com as mãos nos bolsos  é desrespeito. As pernas são cruzadas com um joelho sobre o outro e não apoiadas em algum móvel. Apontar o dedo indicador para a cabeça de outra pessoa é um insulto muito grande. Não são apropriadas “afeições” em público.

As Pessoas
Atitudes gerais
Os alemães são conhecidos como trabalhadores firmes e organizados. Eles apreciam a pontualidade, a privacidade e a habilidade. A maioria dos alemães são bem educados, com experiências de viagens e bem informados. Eles apreciam conversas inteligentes, mas muitos recebem algumas idéias criticamente; têm uma formação firme e clássica por causa da herança na música, na história e nas artes.

Aparência pessoal
O estilo de vestimenta dos alemães é típico europeu. Roupas tradicionais como calças de couro, vestidos com pregas na cintura e saias longas (usadas com aventais) , ternos bavarianos e chapéus alpinos são usados durante festivais e celebrações em algumas áreas da Alemanha. No verão usam shorts e sandálias; os cosméticos são usados normalmente. Trajes sujos são inapropriados em público.


População
No mínimo, dois terços de todos os alemães vivem na área urbana. A maioria da população é de alemães nativos; há uma minoria crescente da Turquia e da Iugoslávia; minorias pequenas da Itália e da Grécia e outras nações que vivem na Alemanha. Nos estados do Oeste há também grupos de políticos refugiados do meio do Leste, Índia, África e Ásia. Há uma minoria eslava no leste e muitas pessoas de várias nações européias têm emigrado para a Alemanha, para encontrar trabalho ou para tentar uma vida melhor do que a que têm nos países de origem.

Língua
Alemão é a língua falada por todos, no entanto, o padrão alemão ensinado nas escolas e usado na mídia não é freqüentemente o alemão falado diariamente. A maioria das áreas têm uma grande influência de vários dialetos; um alemão de Hannover, onde é falado o mais puro alemão, deve ter problemas em entender uma pessoa de Munique, onde é falado o bavariano ou Dresden, onde se fala o saxon. Os dialetos fazem parte também da literatura a da música popular. O inglês é usado, entendido e exigido nas escolas. Muitos alemães também aprendem francês na escola e, do lado leste, aprende-se russo.

Religião
A sociedade é secular e os alemães são essencialmente cristãos. Nos estados do oeste, em média, 45% pertencem à Igreja Católica Romana e 44% são protestantes (luteranos). Nos cinco estados do leste predomina o luteranismo, e boa parte da população que não tinha religião está se voltando para atividades religiosas. Em todos os outros estados, outros grupos cristãos também são ativos; os católicos residem na maioria do sul e do oeste e os protestantes estão no norte e no leste.

Estilo de Vida
A família
Geralmente, o cabeça da família é o pai e ambos os pais trabalham. Não é comum as famílias serem grandes, mesmo nas zonas rurais; têm em média apenas uma ou duas crianças. Algumas crianças são deixadas em escolas maternais ou creches. Enquanto a responsabilidade e as grandes realizações ainda são valores tradicionais de família, hoje existe uma grande variedade de estilos de vida. A maioria das famílias moram em apartamentos; casas pequenas não são raras, mas são muito caras. Em áreas urbanas as pessoas possuem ou alugam pequenos lotes para transformarem em jardins e cuidam deles com muito orgulho e carinho.

Encontros e casamentos
Entre 15 e 17 anos os adolescentes começam os “encontros”; antes, eles devem sair em grupos com pessoas de ambos os sexos. Geralmente, cada um paga pelas próprias refeições ou divertimentos a não ser que um se ofereça para pagar, mas isto só acontece em alguma ocasião especial. Normalmente os casamentos se realizam quando os jovens normalmente esperam até que tenham uma segurança financeira. É comum os jovens viverem juntos antes do casamento. Os casamentos legais são realizados em um salão e as cerimônias religiosas são opcionais.

Dieta
Os pratos regionais variam de acordo com a localidade, mas batatas, macarrão, molhos, vegetais, bolos e massas são comuns. O café da manhã consiste em rocamboles, marmelada, mel, de vez em quando queijos e salsicha ou cereal; café, chá ou leite. O prato principal, tradicionalmente servido ao meio-dia, inclui  sopa, um prato principal e uma sobremesa. Muitas famílias servem apenas o prato principal. Para a refeição da tarde, são servidos sanduíches abertos com queijo ou carne. Eles compram comida freqüentemente, mas preferem comidas frescas para cozinhar.  Até a unificação, a dieta de muitas pessoas do leste era limitada, mas agora todos os estados têm acesso a todos os itens de comida.

Negócios
As lojas ficam abertas até as 20 horas, nas cidades. Aos sábados e feriados nacionais as lojas permanecem fechadas.

Recreação
Muitos alemães curtem caminhadas, andar de bicicleta e passear de carro. Lotes de jardins com cabanas pequenas oferecem relaxamento nas noites de verão para muitas pessoas que moram em apartamentos. Outros se encontram em Cafés ou em Jardim de Cerveja (Biergarten), onde só se bebe cerveja. As pessoas também gostam de assistir à televisão ou visitar amigos. O futebol é o esporte mais popular e milhões de pessoas pertencem a um clube de futebol. As escolas dificilmente oferecem times de esportes, então os jovens participam de esportes através dos clubes. Jogar tênis e esquiar são muito populares. Atender eventos culturais é popular em todos os estados.

Feriados
Até a unificação, os estados do leste não comemoravam oficialmente os feriados religiosos, mas agora adotaram os feriados  dos estados do oeste. As celebrações do Ano Novo começam em Sylvester ( 31 de dezembro) com fogos à meia-noite e festas seguidas pelo feriado de 1º de janeiro. Domingo e segunda-feira de Páscoa também são celebrados com serviços de adoração e reuniões familiares. O Dia do Trabalho – 1º de maio – é caracterizado pelas festas de união de trabalhadores ou atividades entre eles. Vários feriados religiosos (católicos e protestantes) também são celebrados, como Pentecostes, Ascensão de Nosso Senhor e o Dia de Todos os Santos. O dia da Unificação da Alemanha é celebrado em 3 de outubro. Na véspera da Noite de Natal, trocam-se os presentes (Heiliger Abend ); a família descansa no dia de Natal. Muitas pessoas curtem fazer visitas no dia 26 de dezembro, que também é um feriado oficial. Festivais de músicas e artes são populares no verão.

Fatos Importantes
Pequenos aparelhos de dupla voltagem ou convertores de voltagem e adaptadores de tomada são necessários  no uso de aparelhos elétricos. Quando utilizando um sistema público de trânsito, guarde sua passagem até o final de sua viagem, pois os condutores podem checá-la a qualquer hora. Em metrôs e ônibus, os viajantes validam suas próprias passagens nas máquinas à bordo. A Alemanha oferece muitas atividades de recreação.

Independência de adolescentes
Os adolescentes alemães estão acostumados a ajudar nos trabalhos de casa, por exemplo lavando louças, encher e esvaziar a máquina de lavar louças, aspirar o pó, cozinhar às vezes ou ajudar com as refeições, esvaziar cestas cheias, fazendo compras, etc. A maioria dos alemães são limpos, tomam banho todos os dias e lavam a cabeça (com xampu) todos os dias ou dia sim, dia não. Os meninos têm cabelos compridos ou curtos, estes são mais comuns e melhor aceitos. Em algumas famílias é muito comum que os filhos lavem as próprias roupas, o que significa lavar, secar/pendurar e passar. O lixo é jogado na cesta de lixo e não no chão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.