Canadá

Eu demorei para escrever sobre Canadá porque tem tanta coisa boa para escrever sobre este país, que, sinceramente, eu não sabia nem por onde começar.

Dá para escrever um livro de Canadá, e não somente uma página do blog, mas vou tentar aqui colocar aquilo que acho relevante. Sem dúvida, um dos países mais globalizados e com um dos mais altos níveis de qualidade de vida do mundo.
O Canadá tem um dos mais altos padrões de vida do mundo. Em 1999, a Organização das Nações Unidas apontou o Canadá, pelo sétimo ano consecutivo, como o país de maior índice de desenvolvimento humano do mundo (que mede a qualidade de vida em geral). 
Quanto à renda per capita, o Canadá ocupa o sexto lugar, logo atrás dos Estados Unidos, Suíça, Luxembrugo, Alemanha e Japão.
E está aí um povo de fácil convivência: são prestativos, amorosos, práticos e donos de um bom senso sem igual.



Províncias no Canadá

No Canada nós não temos estados, nós temos províncias. Temos 10 províncias e 3 territórios. Há aproximadamente 35 milhões de pessoas em todo o Canadá.  A maior cidade no Canadá é Toronto. Esta cidade (junto com as cidades em volta que formam a metrópole) tem aproximadamente 6 milhões de pessoas. A próxima grande cidade seria Vancouver com aproximadamente 1.5 milhões de habitantes, mas Surrey, Burnaby, New Westminster, todas são fronteiras com Vancouver, então, a população da área é de aproximadamente 3 milhões de habitantes.
Então há aproximadamente 15 cidades no Canadá que têm entre 500.000 e 900.000 pessoas em cada. O tamanho médio das comunidades é de aproximadamente 25.000 a 150.000 pessoas, mas há muitas e muitas comunidades por aí com 1500 a 10.000 pessoas. O Canadá é literalmente feito de muitas comunidades muito pequenas, principalmente quando comparadas ao que muitos intercambiários estão acostumados. Transporte público em muitas comunidades menores é limitado, outra coisa com que os intercambiários não estão acostumados. É importante ressaltar que uma cidade pequena no Canadá tem tudo o que uma cidade grande tem.

Faça a seguinte conta: o Canadá tem um território maior que o Brasil, mas tem 1/5 da nossa população. E desta forma, os canadenses se organizaram de um jeito que, e isso é importante ressaltar, uma cidade pequena no Canadá tem tudo o que uma cidade grande tem; desta forma, o canadense não precisa se deslocar para achar o que necessita: na sua pequena comunidade tem tudo. Mesmo porque as distâncias no Canadá são bem grandes por causa da extensão do território.


UMA POTÊNCIA ACADÊMICA COM EXCELENTE CUSTO-BENEFÍCIO PARA QUEM QUER ESTUDAR FORA
O Canadá está entre os 10 países que apresentam ensino de alta qualidade. As universidades canadenses figuram sempre nos rankings internacionais das melhores instituições de ensino do mundo, solidificando ainda mais a imagem do país como uma grande potência na área da educação.
 Por ser um país com duas línguas oficiais, o inglês e o francês, os cursos de idiomas estão entre os mais procurados por estudantes do mundo inteiro. Outra razão que faz do Canadá um destino top para estudantes é o custo-benefício relativamente baixo em comparação com o de outras nações desenvolvidas. Além disso, o Canadá é um país com muita segurança, um fator que todos os pais avaliam antes de deixarem seus filhos se aventurarem por outro país. Graças a todos esses fatores, o destino se firmou como o mais procurado por estudantes brasileiros durante a última década. E quando o assunto é atração turística, o país não deixa a desejar. As cidades de Ottawa, Toronto, Vancouver, Montreal, Calgary, Winnipeg, Quebec e Edmonton possuem inúmeros museus, lagos e parques que o estudante não poderá deixar de visitar. Para os amantes de esportes, vale visitar as montanhas gêmeas Whistler-Blackmomb, casa da maior estação de esqui do mundo.



Clima

Há quatro estações distintas em todo o Canadá. Os canadenses vivem em temperaturas de –30 a +35 graus (neve, saraiva, chuva de granizo, chuvas, sol, umidade e condições áridas) dependendo da área em que eles residirem. Cada província terá uma variedade de temperatura e clima.
As regiões mais populosas do Canadá, que estão situadas no sul do país ao longo da fronteira com os Estados Unidos, possuem quatro estações bastante bem definidas. No verão, a temperatura durante o dia pode ultrapassar os 35°C, enquanto no inverno não é raro chegar a -25°C.  Na primavera e no outono as temperaturas são mais moderadas.
Numa mesma província, é possível encontrar temperaturas bem diferentes. Por exemplo, ao norte de British Colúmbia, temos dias de inverno que chegam a -25C. No entanto, no sul de British Columbia, tem cidades que -6C é sua menor temperatura durante um ano todo.
Todo mundo tem medo do frio no Canadá. Mas lembre-se: eles são extremamente preparados para lidar com isso sem estresse. E você? Bem, você se adapta.

Vida Familiar

Ø  Um dia típico familiar no Canadá consiste na reunião da família de manhã, geralmente os pais vão trabalhar e os filhos vão à escola. As mães que tem crianças pequenas geralmente ficam em casa para cuidar delas. Os filhos chegam em casa da escola perto de 3:00h da tarde e os adultos chegam do trabalho entre 5:00h e 7:00h.
Ø  As atividades que as crianças geralmente fazem é: escoteirismo, esportes (baseball, futebol, futebol americano, basquete, etc.), natação, skate e clubes 4-H (animais de fazenda). Isso depende de se a família mora em zona rural ou urbana.
Ø  Durante o fim de semana, as famílias vão acampar, limpar a casa, fazer compras no supermercado, participam de atividades esportivas e algumas também vão à igreja aos Domingos.
Ø  No meio da semana à noite, as famílias geralmente ficam em casa (jogam vídeo game, assistem televisão e as crianças fazem lições de casa). As famílias participaram de funções nas escolas, de teatro e também de jogos esportivos dos quais os filhos podem estar envolvidos.
Ø  Os estudantes geralmente fazem a lição de casa e as obrigações domésticas. Alguns adolescentes canadenses podem trabalhar meio período (carregador de papel, vendedores no supermercado, caixas de restaurantes, fast food, etc.).
Ø  As famílias são recrutadas através de referências da escola, da igreja ou por alguma outra família.

Comida

ü  A principal refeição do dia para a maioria dos canadenses é o jantar que é geralmente entre 5:00h e 7:00h da noite – a hora varia em cada família.
ü  café da manhã é geralmente entre 7:00h e 8:00h da manhã – varia em cada família.
ü  almoço é normalmente entre 11:30h e 1:00 da tarde – varia em cada família.
ü  jantar varia entre: frango, bife, peixe, carne de porco, legumes, arroz ou batatas, e salada. Outras refeições podem ser massa como lasanha e espaguete com pão de alho.
ü  Sobremesas são servidas depois de algumas refeições. Elas variam entre bolos, tortas e pudins.
ü  Muitos canadenses almoçam no serviço ou escola durante a semana. A maioria levam o almoço para o serviço ou escola; o preço varia para quem almoça no refeitório ou restaurante.
ü  A maioria das famílias jantam junto, dependendo da hora da escola e do trabalho. O almoço é feito separadamente durante a semana e geralmente junto nos fins de semana.


Escola

O sistema educacional varia de uma província para outra e compreende:
- de 6 a 8 anos de escola elementar,
- 4 ou 5 anos de escola secundária e
- 3 ou 4 anos de nível universitário.

Sistema de Educação no Canadá
A educação no Canadá é responsabilidade individual das províncias e territórios. Há pouca variação entre as províncias, com exceção de Quebec, que tem um sistema diferente de educação, que consiste de escola primária, escola secundária e Faculdade de ensino geral e profissional (CEGEP). As informações a seguir excluem Quebec. Por favor visite o site do Ministro de Educação de cada Província para maiores informações.
De grau 9 a 12, tipicamente para estudantes com idades entre 14/15 a 17/18.
As crianças começam a estudar com 5 anos e terminam com 17-18 anos. Muitas crianças fazem pré-escola antes de estudarem na escola primária. As escolas primárias começam no Jardim de Infância e termina na 7ª série. A escola secundária começa na 8ª série e termina na 12ª.
A escola é obrigatória até 16 anos.

O ano escolar no Canadá, assim como em todos os países do hemisfério norte, é diferente do nosso, pois começa em Agosto/Setembro de um ano  e vai até Junho do ano seguinte, com uma pausa entre o Natal e Ano Novo e  uma pausa de uma ou duas semanas no famoso “Spring Break”.
O primeiro semestre vai de início de setembro até final de janeiro e o segundo semestre vai do início de fevereiro até final de junho.


Educação Secundária no Canadá
Uma das maiores vantagens do High School no Canadá é a possibilidade de escolher a região, cidade e escola em que você quer estudar. São muitas opções e as escolas são bem diferentes umas das outras.
Outra grande vantagem do intercâmbio canadense é que as escolas permitem que o estudante escolha livremente as matérias que quer cursar e todas as escolas oferecem as matérias obrigatórias para a revalidação das suas notas.
Muitas escolas oferecem matérias em inglês e francês. Aqueles que já têm algum conhecimento do francês terão a opção de cursar algumas matérias neste idioma. Quem ainda não tem conhecimento do idioma poderá fazer aulas de “core french” (francês básico) ou de francês para estrangeiros.
O High School no Canadá pode ser feito em escolas públicas ou particulares e mesmo as escolas públicas são pagas pelo aluno. Os dois tipos de escola oferecem ótima infraestrutura, alto nível acadêmico e geralmente organizam muitos passeios e excursões pela região, como city tours, aulas de esqui, “snowboarding”, etc.

As matérias obrigatórias são: Inglês e História. Outros cursos oferecidos, dependendo da escola, são: Matemática, Ciências, Educação Física, Comunicações, Nutrição, Teatro (drama), Arte, Metalúrgica, Marcenaria, Música e Línguas (geralmente Francês) – estes são opcionais para o estudante.  


Para esportes, durante o horário de aula há aulas opcionais de Educação Física (PE). Atividades vespertinas incluem Hockey, baseball, futebol americano, futebol, etc. Estas atividades são geralmente depois do horário de aula e estes times jogam de fim de semana.
Muitas escolas oferecem o idioma francês como segunda língua, isto não é obrigatório.
Na maioria dos casos, leva dois anos da escola secundária (séries 11 e 12) para conseguir o diploma de graduação para uma escola de nível maior no Canadá.

As escolas secundárias têm sistemas bimestrais, semestrais e anuais. Isso depende do arbítrio de cada escola.
Com o sistema bimestral: os estudantes começam o ano com 2 cursos, na metade de Novembro eles escolhem mais 2 até o fim de Janeiro, começando em Fevereiro os estudantes pegam mais 2 cursos e, finalmente, na metade de Abril eles pegam outros 2 cursos até a metade de Junho, tendo 8 cursos por ano.
Com o sistema semestral: os estudantes começam o ano escolar com 4 cursos até o Natal, então escolhem mais 4 cursos até a metade do curso com um total de 8 cursos por ano.
Com o sistema anual: os estudantes começam o ano com 8 cursos e terminam o ano com os mesmos 8 cursos.
Uma aula no sistema bimestral dura aproximadamente 2 horas e meia. Uma aula no sistema semestral dura aproximadamente 76 minutos e uma aula no sistema anual dura aproximadamente uma hora.
 
Não é permitido aos estudantes estrangeiros receberem certificado de graduação se não tiver dois anos de estudo e notas suficientes no Canadá (60%-64%).
Os estudantes se locomovem das formas mais variadas até a  escola, dependendo de onde eles estão morando. Alguns estudantes vão a pé, outros pegam ônibus escolar que é grátis na maioria dos distritos, ou pegam ônibus da cidade que varia de preço.
Não são permitidos drogas e álcool aos estudantes nas escolas. Os estudantes não podem fumar na área escolar. Algumas escolas fazem uso de uniformes e é permitido a alguns saírem da escola para almoçar.
Após conclusão com sucesso do Grau 12,  estudantes recebem o Diploma de High School.

Educação Pós-Secundária no Canadá
No Canadá, colleges, institutos e outras instituições oferecem certificados em várias áreas semi-profissionais e técnicas, enquanto universidades focam em programas de graduação e geralmente oferecem graduações e diplomas. No entanto, alguns colleges oferecem graduações e algumas universidades oferecem certificados e diplomas.

Diplomas e Certificados
ü  Oferecidos em colleges, colleges comunitários, instituições técnicas e profissionalizantes.
ü  Geralmente requer a conclusão com sucesso da escola secundária.
ü  Este é um programa profissionalizante de 1 a 3 anos para ter um diploma em uma carreira escolhida, técnica ou acadêmica.
ü  Programas de 1 ano para certificados, com cursos adicionais para certificados avançados.
ü  Programas de Transferência de Universidade são oferecidos em alguns colleges.

Bacharelado
ü  Oferecido em universidades, colleges universitários e institutos.
ü  Requer que o programa de escola secundária tenha sido concluído com sucesso.
ü  Um Bacharelado pode durar de 3 a 4 anos, dependendo da província e se é geral ou especializado.
ü  Diplomas e certificados também são oferecidos em algumas instituições.
ü  Tipicamente, Bacharelado com “ Distinção” é dado aos que obtiverem alto grau de concentração e conhecimento acadêmico.

Mestrado
ü  Tipicamente um programa de 2 anos em uma universidade
ü  Geralmente requer que tenha sido completado com sucesso um programa de Bacharelado ou Bacharelado com Distinção.
ü  Como parte do processo de admissão, os programas de MBA avaliam os estudantes através das notas no Graduate Management Admissions Test (GMAT) e em experiência em trabalhos relevantes, entre outros critérios.
ü  Como parte do processo de admissão, muitos programas científicos avaliam os estudantes pelas as notas no Graduate Record Exam (GRE) entre outros critérios.
ü  Estes exames GMAT e GRE são parecidos com o nosso ENEM.

Doutorado
ü  Duração mínima 3 anos em uma universidade ou college universitário.
ü  Requer a conclusão com sucesso de um Mestrado.
ü  Como parte do processo de admissão, programas de MBA avaliam os estudantes através de suas notas no Graduate Management Admissions Test (GMAT) entre outros critérios.
ü  Como parte do processo de admissão, a maioria dos programas científicos avaliam os estudantes através de suas notas no Graduate Record Exam (GRE) entre outros critérios.
ü   
Estudantes Internacionais
A maioria das escolas e programas requerem notas mínimas nos testes TOEFL  ou IELTS como prova de proficiência em Inglês para entrar. Os estudantes Internacionais devem mostrar que a qualidade da educação recebida em seu país é comparável com as das instituições canadenses. Uma permissão de estudo é exigida para os estudantes que pretendem ficar mais de 6 meses.


Mais informações

A idade legal permitida para beber é 19 anos.
A idade legal permitida para dirigir é 16. Recentemente, um programa de graduação para dirigir de 2 anos foi implantado em British Columbia (BC), Alberta e Ontario.

Feriados / Festas

Principais feriados no Canadá:
Dia de Ação de Graças: as famílias se reúnem, comem peru e/ou presunto no jantar, então os adultos e crianças se juntam e fazem jogos.
Natal: as famílias se reúnem, comem peru e/ou presunto no jantar, abrem presentes, as crianças brincam no meio dos adultos e todos estão envolvidos.
Páscoa: as famílias se reúnem e fazem um esconde-esconde de ovos de Páscoa para as crianças, comem presunto no jantar e todos fazem jogos e brincadeiras.

Festas típicas no Canadá:
Noite de Ano Novo: Esta festa é celebrada na noite de 31 de Dezembro e à meia noite faz-se pedidos para serem realizados no Ano Novo.
Dia dos Namorados: Esta festa é celebrada em 14 de Fevereiro e as pessoas têm a oportunidade de expressar seu amor para as outras pessoas.
Halloween: Esta festa é celebrada em 31 de Outubro, as pessoas fazem um rosto nas abóboras, tanto os adultos como as crianças vestem fantasias, as crianças vão pedir doces nas casas e vão a festas, os adultos vão a festas de adultos onde as pessoas se unem e dançam com fantasias.

informações do Visto para o Canadá
Você não vai precisar de uma Permissão de Estudo se você estiver inscrito em um programa de 6 meses ou menos e o completar no prazo autorizado. No entanto, como um estudante internacional você deve obter uma Permissão de Estudo para estudar no Canadá se você pretende estudar por mais de seis meses. Saiba mais abaixo ou confira mais informações no Escritório Canadense para Vistos.

Perguntas e Respostas
Preciso de uma Permissão de Estudo para estudar no Canadá?
Se você for precisar de uma Permissão de Estudo é recomendado que você peça uma antes de viajar para o Canadá, já que estas aplicações só podem ser feitas de fora do país. Se você decidir estender o seu curso ou continuar seu curso por mais de seis meses depois de sua chegada no Canadá, você terá que deixar o país para fazer o pedido de sua Permissão de Estudo, se você não tiver obtido a sua anteriormente. 
 
Como dou entrada na Permissão de Estudo?
Se você está fora do Canadá, contate uma Embaixada Canadense, consulado ou alta comissão. Você deve submeter sua aplicação para o Escritório Canadense para Vistos na sua região. Se você estiver no Canadá, pode ligar para (888) 242-2100 e falar com um agente ou usar o atendimento telefônico automático para pedir formulários e outros serviços. 
 
Quando eu devo pedir uma Permissão de Estudo?
Tão logo você receba sua carta de aceitação da escola para onde está indo.
 
Quanto tempo leva para conseguir uma Permissão de Estudo?
O prazo do processo varia de acordo com os diferentes escritórios de Vistos. Para os brasileiros é considerado um prazo razoável de 30 a 60 dias.
 
Quanto custa para fazer o pedido de Permissão de Estudo?
Visite o site do escritório Canadense para Vistos da sua região para se informar sobre as taxas. Este site tem muita informação sobre visto para o Canadá. E tem outros links que te levam a informações bem úteis http://www.cic.gc.ca/english/index.asp

Do que eu vou precisar para fazer minha aplicação?
Antes você deve aplicar para a escola desejada. Se você for qualificado para admissão, a escola lhe dará uma carta de aceitação, que você precisará para dar entrada sua Permissão de Estudo. 
 
Quais outros documentos eu deveria incluir na minha aplicação?
a) Comprovante de aceitação da escola ou carta que que inclua o nome da instituição, confirmação da aceitação e/ou registro com estudante, curso, duração do programa acadêmico e o prazo final para você se matricular

b) Documento de identidade
c)    Passaporte válido ou documento de viagem que garanta reentrada no país que o emitiu.
d)     Duas fotos (5X7, para passaporte) idênticas, de você e de seus familiares acompanhantes, que devem ser tiradas há no máximo 6 meses, a cores ou preto-e-branco, claras e em fundo de cor clara, impressa em papel fotográfico padrão, de todo o rosto, com expressão neutra, sem óculos escuros, chapéu ou outra cobertura na cabeça, a menos que seja por razões culturais ou religiosas.
e)    Comprovante do suporte financeiro. Comprovante de que você tem fundos suficientes para pagar as taxas de seus estudos, custos de moradia para você e os familiares que o acompanham, transporte de retorno para você e os familiares que o acompanham. Estas evidências devem incluir: comprovante de uma conta em seu nome em um banco Canadense caso o dinheiro tenha sido transferido para o Canadá, extratos bancários dos últimos quatro meses; comprovante do pagamento de fundos no Canadá, caso você tenha bolsa de estudos, e etc
Você também deve provar que vai deixar o Canadá no final dos seus estudos.
Se no seu país o câmbio de moedas for controlado, você deve dar garantias de que terá permissão das autoridades que controlam o câmbio em seu país para transferir dinheiro para todas as suas despesas.
Documentos adicionais podem ser pedidos, incluindo informações médicas e de garantias. 
 
O que acontece quando faço minha aplicação?
Sua aplicação será revisada, e um oficial irá decidir se uma entrevista será necessária. Se for aprovada, você receberá uma carta de confirmação. Você deverá mostrar esta carta para o oficial Canadense no Porto de Entrada, que vai emitir uma Permissão de Estudo para você. 
 
Como estudante, posso estender minha permanência?
Se você tem uma Permissão de Estudo, você pode pedir uma extensão da sua permanência para mais 6 meses em um Escritório de Visto Canadense, dentro do Canadá.
Se você não tiver uma Permissão de Estudo você pode estender seu curso ou inscrever-se em outro, desde que não esteja estudando por mais de 6 meses no total. Se você quiser prolongar seus estudos no Canadá por mais de 6 meses e não tem uma Permissão de Estudo, então você deve aplicar para uma Permissão de Estudo em um Escritório Canadense de Vistos fora do Canadá.
 
Posso trabalhar durante meus estudos?
Estudantes estrangeiros não tem permissão para trabalhar durante seus estudos no Canadá, a menos que estejam inscritos num programa de colocação para estágio junto ao college que frequentam.
Se você tem uma Permissão para Estudo válida, você poderá trabalhar no campus, no college sem permissão para trabalho nos primeiros meses. Normalmente este estágio é não remunerado.
Você terá que obter uma Permissão de Estudo. As seguintes condições devem ser seguidas para que você seja candidato a uma permissão para trabalhar:
·        Ter uma Permissão de Estudo válida
·        A intenção de trabalhar deve ser parte do seu programa de estudo no Canadá
·        Ter uma carta de um oficial acadêmico designado pela instituição.
·        Trabalho ou estágio não podem representar mais de 50% do total do seu programa de estudo.
 
Vou precisar de um Visto de Residente Temporário?
Cidadãos e residentes permanentes de certos países não necessitam de visto de entrada no Canadá. Se você é de um país designado, você irá precisar de um Visto de Residente Temporário. 
 
Como eu peço um Visto de Residente Temporário?
Você não precisa fazer um pedido em separado ou pagar taxas específicas para o Visto de Residente Temporário. O oficial vai emitir um Visto ao mesmo tempo em que você recebe a documentação necessária para entrar no Canadá como estudante.
 
Quais documentos terei que apresentar no Porto de Entrada?
Assegure-se de ter em mãos os seguintes documentos quando for entrar no país:
·        Passaporte Válido
·        Carta de apresentação confirmando que sua Permissão de Estudo foi aprovada, se necessário.
·        Visto de Residente Temporário válido, se necessário.
·        Cópia da sua carta de aceitação da escola;
·        Comprovante de fundos suficientes para toda a duração de sua estada no Canadá
·        Cartas de referência ou outros documentos recomendados pelo escritório Canadense para Vistos.
Você pode não entrar no Canadá se algum destes documentos faltarem ou estiverem incorretos.

Posso trazer comigo meu marido, esposa ou parceiro civil e crianças dependentes?
Sim, eles podem acompanhá-lo ao Canadá, ou chegar após você. Seu cônjuge deve preencher os requisitos para residentes temporários no Canadá, e seus filhos devem preencher os requisitos para crianças dependentes. Mas se eles forem chegar numa data após a sua, eles deverão aplicar para o Visto separadamente.

Posso sair e voltar ao Canadá?
Sim, desde que você tenha um passaporte válido ou documento de viagem e Permissão de Estudo (se necessário) com você. Se você tiver tido a necessidade de ter um Visto de Residente Temporário, você também terá que ter um visto de entrada válido para reentrar.

à Lista de links úteis:

Vejo muitas postagens sobre trabalho no Canadá... pesquisei e o que encontrei foram as seguintes direções:
Sobre ir para o Canadá, as opções que eu conheço:
·        Opção 1 – Você pode conseguir uma oferta de emprego do Brasil, enviando currículos e fazendo um network com empresas e profissionais canadenses. As chances são poucas mas não é impossível.
·        Opção 2 – Você vai para o Canadá num curso de inglês e ou francês, fazer network e distribuir currículos nas empresas. Essa alternativa é um pouco melhor do que a anterior pois você poderia visitar pessoalmente as empresas
·        Opção 3 – Você vai fazer um college (faculdade) e começa a trabalhar durante (ou depois) dos seus estudos e uma empresa se interessa por você o oferece uma vaga. E nada impede que enquanto faz o college e o estágio, você continue a distribuir currículos e visitar empregadores.
·        Opção 4 – Você vai para o Canada para estudar em uma instituição pública (‘public college’) e obtém o “Post Graduation Work Permit” – visto que irá permitir a você trabalhar depois de sua graduação. Essa é a melhor opção pois você não precisa de uma oferta de emprego para obter o “Post Graduation Work Permit” e você tem mais tempo para se preparar para o mercado e fazer um network durante seus estudos.

De qualquer forma, antes de mais nada, acho que o ideal para o seu caso seria primeiro procurar  um consultor de imigração. Abaixo segue um uma escola parceira me indicou no Canadá.

Heather Bell l Vice President l RCIC R507125
Bell Alliance Immigration Inc.
Suite 201 – 1367 West Broadway, Vancouver, BC, V6H 4A7
T 604-873-8723 T 1 888 577 9904 F 604-873-8785                                                                                                    


Eu consultei um desses consultores e o que eles me disseram: que existem maneiras de vir para o Canadá, mas normalmente exige:
a)    uma oferta de trabalho de um empregador canadense Encontrar um emprego enquanto ainda estava no Brasil pode ser muito difícil. Enquanto há empregadores que ajudam os estrangeiros vêm para o Canadá, é um monte de tempo e dinheiro para um empregador para fazê-lo. A maioria são relutantes em passar por este processo.
b)    vir como um estudante. Estudar no Canadá é geralmente uma opção melhor se você pode pagar. O estudante também pode trabalhar a tempo parcial, enquanto estudava. Após a formatura, o aluno e seu / sua cônjuge são elegíveis para pós-graduação autorizações de trabalho aberto. Essas licenças permitem que você encontrar um trabalho que pode levar a aplicação para a residência permanente. Ao estudar no Canadá, o cônjuge do estudante pode obter uma autorização de trabalho para trabalhar onde quiserem.
c)    Há também uma rota de Residência Permanente, denominada Express Entry. É a opção de quanto o candidato vai tentar se qualificar para um trabalho. O candidato deverá preencher solicitações que determinem o seu perfil e este perfil terá uma espécie de notas, em forma de pontos. E apenas candidatos com pontos acima de 1200 é que teriam alguma chance de conseguir uma Express Entry. Os pontos são dados por idade, capacidade de idiomas, educação, experiência canadense, experiência em outros intercâmbios e vivência no exterior, e uma oferta de trabalho válido no Canadá. Existem alguns pontos de experiência estrangeira também. Pessoas que têm um nível super alto de educação, capacidade de linguagem elevada, têm menos de 35 anos de idade e ter pelo menos 3 anos de experiência estrangeira, pode ganhar pontos altos decentemente. Esta entrada expressa começou a vigorar em janeiro/2015 e,  portanto, há uma série de incógnitas ainda.

 
Onde posso ter mais informações e dicas?
Por favor, visite o site Cidadania e Imigração Canadá.

ATENÇÃO: sempre consulte as autoridades de imigração e consulados porque depois de minha postagem, isto tudo pode ter mudado sem que eu recebesse qualquer aviso.

CURIOSIDADES SOBRE CANADÁ
Parques Nacionais e Lugares Históricos
O governo canadense mantém 38 parques nacionais, os quais cobrem em torno de 2% da extensão territorial do país. Aberto em 1885 e localizado nos declives orientais das Montanhas Rochosas de Alberta, Banff é o mais antigo dos parques, enquanto que Tuktuk Nogait, nos Territórios do Noroeste, é o mais recente e foi estabelecido em 1996. Há 836 sítios de importância histórica, estabelecido em honra de pessoas, lugares e eventos que marcaram a história do país. O Canadá também tem mais de 1000 parques provinciais e em torno de 50 parques em seus territórios.

àAs Cadeias Montanhosas
Como é de se esperar, o território canadense engloba um grande número de cadeias montanhosas: os Torngats, os Apalaches, e o Escudo Laurenciano, a leste; as Montanhas Rochosas, Mackenzie e Cadeia da Costa, a oeste; o Monte Santo Elias e as Montanhas Pelly, ao norte. A 6.050 m de altitude, o monte Logan, em Yukon, é o pico mais elevado do país.
àLagos
Há em torno de dois milhões de lagos no Canadá, cobrindo cerca de 7,6% do país. Os principais lagos do Canadá, por ordem de tamanho (muitos lagos grandes cortam a fronteira Canadá-Estados Unidos) são: Huron, Lago do Grande Urso, Superior, Grande Lago do Escravo, Winnipeg, Erie e Ontário. O Lago do Grande Urso, com 31.326 km2, localizado nos Territórios do Noroeste, é o maior lago situado totalmente no Canadá.
àRios
O Rio São Lourenço, com 3.058 km de extensão, é o rio mais importante do Canadá, proporcionando uma rota marítima para os navios que saem dos Grandes Lagos em direção ao Oceano Atlântico. O maior rio do Canadá é o Mackenzie, correndo por 4.241 km, através dos Territórios do Noroeste. Outros importantes cursos d’água são os rios Yukon e o Colúmbia (que em alguns dos seus trechos também corre pelo território americano), os rios Nelson, Saskatchewan, da Paz e Churchill.
àOs Fusos Horários
O Canadá possui 6 fusos horários. O fuso mais a leste, da Terra Nova, está três horas e meia atrasado em relação ao Horário de Greenwich. Os outros fusos estão no Atlântico, no Leste, no Centro, nas Montanhas Rochosas e no Pacífico, que está 8 horas atrasado em relação a Greenwich.
àO Sistema Político
O Canadá é uma monarquia constitucional e um estado federal com um parlamento democrático. O parlamento do Canadá, em Ottawa, consiste da Câmara dos Comuns, cujos membros são eleitos, e do Senado, cujos membros são nomeados. Em média, os membros do senado têm mandato de quatro anos.
à A Declaração dos Direitos e Liberdades
A constituição canadense contém uma Declaração dos Direitos e Liberdades, que estabelece alguns direitos e liberdades fundamentais que nem o Parlamento nem qualquer outra legislatura provincial pode mudar. Estes incluem direitos de igualdade, direitos de mobilidade, direitos legais, bem como direitos de liberdade de expressão, de associação e de realizar assembléias pacíficas.
àO Símbolo Nacional 
Desde sua introdução à bandeira nacional em 1965, a folha de bordo tornou-se o símbolo mais importante do país.
àMoeda
A moeda do Canadá é o dólar canadense (CAD).

à Assistência médica e seguro social
Todos os canadenses têm livre acesso à assistência médica, com exceção dos serviços odontológicos. A maior parte das pessoas acima de 65 anos e aqueles que recebem amparo social têm a maioria de seus medicamentos fornecidos gratuitamente. O Canadá também possui uma rede extensiva de seguro social, que inclui aposentadoria dos idosos, ajuda de custo às famílias, seguro-desemprego e previdência social.
àReligião
Os canadenses, na sua maioria, são cristãos. O catolicismo romano tem mais adeptos (47%), seguido pelo protestantismo (36%). Outras religiões incluem o judaísmo, o islamismo, o hinduísmo e o budismo. Cerca de 12.5 % da população declararam não seguir nenhuma religião.

àIdiomas
O Canadá tem duas línguas oficiais: o inglês, língua materna de 59% dos canadenses, e o francês, a língua de 23% da população. Entretanto, 18% dos canadenses têm outra língua materna além do inglês ou do francês, como por exemplo: italiano, chinês, alemão, português, polonês, espanhol, árabe, holandês, ucraniano, holandês, grego e outros.
àEsportes
Os esportes mais populares são: natação, hóquei no gelo, esqui, cross country e alpino, beisebol, tenis, basquete e golfe. O hóquei no gelo e o beisebol são os esportes que mais atraem os espectadores.
àPrincipais Recursos Naturais
Os principais recursos naturais são: gás natural, petróleo, ouro, carvão, cobre, minério de ferro, níquel, potássio, urânio e zinco, assim como a madeira e a água.
àPrincipais Indústrias
As principais indústrias são: automobilística, papel, siderúrgica, maquinário e equipamentos, produtos de alta tecnologia, mineração, extração de combustível fóssil, madeireira e a indústria agrícola.
àExportações
Lideram as exportações os veículos e peças automotivas, maquinário e equipamentos, produtos de alta tecnologia, óleo, gás natural, metais e produtos florestais e agrícolas.
àImportações
O país importa maquinário e equipamento industrial, inclusive equipamentos de comunicação e eletrônicos, veículos e peças automotivas, matérias primas industriais (minérios de metal, ferro e aço, metais preciosos, produtos químicos, plásticos, algodão, lã e outros produtos têxteis), assim como produtos manufaturados e alimentos.

Eu poderia escrever mais um zilhão de coisas sobre Canadá, mas posso dizer a você que:
- não é à toa que famílias asiáticas inteiras se mudam para o Canadá para que suas crianças frequentem uma escola elementar no Canadá e após conclusão, retornam para seus países.
E tenho uma amiga que diz: “- já morei em toda parte do mundo, mas se eu tivesse que escolher um lugar para morar, se eu tivesse essa opção, minha opção seria pelo Canadá”
E eu não conheço nenhum povo que eu me dê melhor do que o Canadense. Bando de gente boa!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.