Espanha


A Espanha, por sua localização, tem clima e relevo variado. As áreas ao norte são mais temperadas e chuvosas, as áreas centrais têm verões quentes e secos e invernos frios, e o sul apresenta clima quase tropical.
Amigáveis e acolhedores, os espanhóis são bastante orgulhosos de sua cultura, país e região. A Espanha é um país bastante antigo, com registros até da Idade da Pedra.
Artistas espanhóis como Picasso, Dalí, Velázquez e Goya incendiaram o mundo com suas criações. Touradas são consideradas uma manifestação de arte e são muito apreciadas, enquanto o futebol é o esporte mais popular.
As “Fiestas” e o feriado do Natal são fundamentais para a vida na Espanha, assim como longas conversas em cafés, nas refeições nos restaurantes ou em casa.
A capital da Espanha é Madrid, que assim como Barcelona e outros centros, são características por suas diversas e inúmeras fontes.


Vida Familiar:
A vida familiar, não importa em que área da Espanha o estudante seja colocado, será de grande importância para a experiência do intercâmbio cultural. São famílias tipicamente acolhedoras e amigáveis. Os filhos geralmente vivem com seus pais até que se casem, então é comum que o estudante tenha irmãos hospedeiros com idade por volta dos 20 anos em casa. O momento das refeições é importante para compartilhar das experiências diárias, e o jantar é a refeição mais importante. Toda a família é bastante respeitada. As mães espanholas se orgulham de seu lar e mantém a casa limpa.

Vida Escolar e Social:
O ano escolar na Espanha é diferente do Brasil, começa no final de setembro e termina em junho do ano seguinte. Existem dois tipos de escola: “Institutos” (colegial em colégios estaduais) e “Colegios Privados” (escolas particulares). Os Institutos dividem seu “High School” em 4 séries: 1º, 2º e 3º BUP (equivalentes à 9ª Série, 1º e 2º colegial) e o COU (3º colegial). Nestas séries, as principais matérias são: Espanhol, Inglês, Francês, Desenho Geométrico, Educação Artística, História, Matemática, Ciências, Educação Física, Esportes, Latim, Física, Química, Grego, Filosofia, Matemática, História e Biologia. Os alunos são colocados geralmente no penúltimo ano do ensino médio.
Os estudantes de intercâmbio podem freqüentar escolas públicas ou particulares. Podem escolher entre um currículo na área de humanidades ou ciência, que geralmente contém oito matérias centrais. As escolas espanholas são academicamente desafiadoras e as aulas são geralmente feitas através de palestras.
As escolas têm foco principal no desenvolvimento acadêmico do estudante, então esportes e atividades culturais são encontradas fora da escola. Os estudantes podem entrar em algum grupo, como de teatro ou qualquer clube de esportes que se localizam na comunidade em que foi colocado. É comum para os adolescentes espanhóis freqüentarem palestras, concertos, eventos esportivos e outros fora da escola.
A vida noturna na Espanha começa um pouco mais tarde e termina também mais tarde que em alguns outros países. É comum para os adolescentes ficarem até mais tarde fora de casa nos finais de semana. Com os amigos novos, os estudantes provavelmente passarão muito de seu tempo em cinemas, ou apenas em cafés para conversar.

Curiosidades:
Almoçando em um restaurante espanhol:
O primeiro prato pode ser tão leve como uma sopa ou uma salada ou tão forte como lentilhas com chouriço.  O segundo prato pode ser peixe, carne ou frango.- A sobremesa pode ser fruta da época, pudim flan ou tarte.  O vinho que normalmente está incluído no menu não é das melhores marcas e muitas vezes os espanhóis bebem-no misturado com uma espécie de refrigerante. Claro que é possível pagar mais e pedir uma garrafa de vinho de melhor qualidade.
Ao contrário do que pensam muitas pessoas de outros países, não é comum que as pessoas durmam a “siesta” depois do almoço na Espanha.

Depoimento:
“A Espanha é muito alegre e bonita, com centros urbanos modernos e construções antigas que se misturam com o novo.
As pessoas também são alegres e valorizam muito a amizade. Os jovens se juntam em parques e bares, à noite nas discotecas.
Aqui se come muito bem e a cozinha é muito tradicional, dependendo da região, terá um menu típico que nas casas se repetem diariamente.
Em geral, Espanha é assim, mas dependendo da região e do tamanho da cidade, o comportamento e os hábitos mudarão muito.
Já em Madri o clima é um pouco mais frio, pelo tamanho, com 4 milhões de habitantes. A vida é mais corrida e se vê mais desigualdade. Mesmo assim é uma cidade incrível, seus problemas são de acordo com o nível europeu, ou seja, existem problemas mas para um brasileiro, é um paraíso.
Madri é uma cidade bonita e cheia de cultura. Aqui os jovens geralmente seguem alguma tendência e se separam em grupos. A maioria dos grupos estão abertos para te receber, mesmo que não seja para formar parte deles. Sempre se interessam em saber como é o Brasil e pedem para contar-lhes coisas, fazem perguntas, etc.
O transporte é muito bom, seja o metrô ou ônibus na cidade, seja para viajar de ônibus ou trem. São baratos e levam a todas as partes.
A escola é muito boa para ser pública, o ensino é forte e muito bem estruturado. Pode-se escolher um conjunto de matérias mais humanas e exatas, sugerimos que escolham exatas porque as línguas, grego e latin, ensinam de maneira que em um ano se saiba ler, falar e entender. Muito difícil.
Quanto menos souber espanhol, mais tempo para adaptar-se. Mas quem vem sabendo quase nada não terá problemas, mas o tempo que perderá para aprender será importante, principalmente no primeiro trimestre no colégio.
Aproveite para aprender um pouco de filosofia, já que no Brasil não ensinam.
Logo vemos como uma região tem uma maneira que influencia em tudo e fazem a diferença de uma parte a outra, e até a rivalidade. No Brasil também é igual, mas aqui seguem tradições milenares  que se juntam com as construções antigas e fazem um clima único, uma impressão  de estar no passado mas com toda a modernidade a nosso serviço.
Essa mistura do presente e passado, a qualidade de vida européia, a boa comida, a alegria e recepção das pessoas, e o clima, fazem da Espanha um dos países mais visitados do mundo.
Não sei o que mais dizer, em geral é isso. Alguma pergunta de algo específico, tentarei responder com prazer, mandem.”(GS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.