França


A França é conhecida pela arte, moda e comida.
Ao norte, você encontrará a região do champagne conhecida pela indústria do vinho e pela rica história. Em outras áreas, existem belíssimas costas e fazendas com muitas áreas verdes. Os Alpes são famosos pela sua beleza natural. Num passeio até Paris, você terá a oportunidade de visitar a Torre Eiffel, Notre Dame ou Les Champs Elysées. A França é bem conhecida pelas suas mercadorias luxuosas: perfumes, jóias, vinhos distintos de Bordeaux e Bourgogne, Champagne, desenhistas de moda como Yves Saint-Laurent e Jean-Paul Gaultier e a gastronomia.
Culturalmente, a França é um país inacreditavelmente rico. Quase todos os tipos de artes estão representados lá e muitas formas de artes têm seu berço na França.
Você terá a possibilidade de visitar os museus durante a sua estada. Você verá quadros dos famosos pintores impressionistas como Renoir, Monet e Degas e autores como Balsac, Voltaire, Sartre, Baudelaire e Dumas.

High School Francês
Na França você estudará em escolas com um alto padrão acadêmico. As escolas francesas possuem uma longa e excelente tradição. O high school na França é chamado "le Lycée". Na França, você estuda no "le Lycée" por três anos (10°, 11° e 12° série). Na décima série, o estudante estuda Francês, Matemática, Física, Biologia, um idioma estrangeiro (inglês ou alemão), Geografia, História, Educação Física e mais duas matérias opcionais, por exemplo, outro idioma ou economia. Os intercambiários normalmente são colocados na décima primeira série. Quando o estudante atingir este nível, ele tem que escolher entre três diferentes direções para o estudo dele: Ciência, Literatura, Economia e Ciência Técnica. Como um intercambiário, você seguirá a área de Humanas.
O ano acadêmico está dividido em três períodos e existem três intervalos escolares, durante o Halloween, Natal e Páscoa.
No high school você tem aproximadamente 25 aulas por semana e muito trabalho. A escala das notas vai de 0 a 20 e se você tirar a média 10 no seu teste, você deve saber que esse resultado é bom!
Na última série do "le Lycée", existe um grande exame: le baccalaureat. Aqueles que querem ir para universidade devem passar neste exame.

Início das aulas: Início ou meio de setembro.

Atividades no tempo livre
Ir à França sem entrar num café é como uma festa de aniversário sem o bolo. A França possui muitos cafés e todos eles possuem as clássicas especialidades francesas no cardápio.
Os franceses gostam muito de esportes individuais e como o país está localizado próximo aos Alpes, isto faz com que os franceses gostem de passar o tempo ao ar livre. Pesca, tênis, escalar e vários esportes aquáticos são algumas das atividades populares na França. Ciclismo em rodovias é muito popular no país que tem a competição internacional de ciclismo mais prestigiada do mundo. Todo ano, entre metade de junho e metade de julho, a competição traz milhares de fãs de ciclismo de todas as partes do mundo. Naturalmente também tem time de futebol, criket e rugby que são populares.
No verão de 1998, a França sediou a Copa do Mundo de Futebol e os franceses se tonaram campeões!

Vida Familiar Francesa
A família francesa é muito unida e faz muitas atividades juntos. Quando chegar na França, a sua família hospedeira o levará até  seu novo lar e então você poderá desfazer as suas malas. Você não precisa se preocupar com o idioma, pois a sua nova família a ajudará. A comida é muito importante na França. Após um farto café da manhã, será servido um almoço e o jantar. O jantar é servido entre 8h e 9h da noite. Para se adaptar melhor à sua nova família, você deve ajudá-los com as tarefas da casa. Isto é muito importante e então você vai se acostumar com os hábitos da família, as maneiras e costumes dos franceses. Você será parte de uma vida familiar e vai experimentar coisas que um turista comum nunca terá a chance de experimentar. Os estudantes brasileiros tem uma certa dificuldade em se adaptar à comida. Na França e na Europa, de uma forma geral, os banhos devem ser rápidos. Então, nem pense em cantar no chuveiro.

Fatos básicos da França
Localização: centro-oeste da Europa
Área: 543.965 km²
População: aproximadamente 60 milhões de habitantes
Capital: Paris
Idioma: Francês
Data Nacional: 14 de Julho - Tomada da Bastilha
Moeda Corrente: Euro

O feriado nacional é celebrado no dia 14 de julho em memória da Bastilha em 1789 e que começou a Revolução Francesa.
Agora a França mudou para a Quinta República, criada após a Segunda Guerra Mundial pelo lendário general Charles de Gaulle. As maiores cidades são: Paris, Lyon, Marseille, Nice, Bordeaux, Lille, Toulouse and Strasbourg. Assim que você sair das grandes cidades, você encontrará o interior rapidamente. Existem muitas pequenas vilas pitorescas que permanecem inalteradas ao longo dos anos. Na França você encontrará a maior montanha do Oeste europeu, Mont Blanc, que possui 4.807 metros acima do nível do mar.
Quando você ficar na França você encontrará diferentes tipos de natureza em diferentes partes do país. O norte da França lembra muito as paisagens da Bélgica e Alemanha. Existem duas cadeias montanhosas, os Alpes no sudeste e Pirineos, próximo a Espanha no sudoeste. 

Um comentário:

  1. Revalidação de estudos do exterior no Brasil
    E já que o Fernando Henrique Cardoso recebeu premiação no exterior hoje e está se falando dele, vale aqui mais uma nota:
    - quando você estuda no exterior, numa escola oficial, registrada no Ministério de Educação daquele país, é possível revalidar os estudos feitos naquela escola aqui no Brasil. Isso quer dizer que se você fez um ano de ensino médio em qualquer país do mundo, seguindo algumas regras, você consegue revalidar este ano no Brasil.
    - mais pra frente eu vou entrar no caso a caso, país por país, mas o procedimento básico é:
    1) de posse de seus boletins, históricos, certificados dos estudos no exterior -> você deve primeiro fazer a notarização das assinaturas constantes dos documentos, uma espécie de reconhecimento de firmas das assinaturas que constam nos papéis estrangeiros;
    2) depois disso, em alguns países, é necessário carimbar o documento no Ministério de Educação do país como uma espécie de autenticação de que aquele estabelecimento é registrado e reconhecido pelo Ministério de Educação daquele país;
    3) e o terceiro passo é conseguir o carimbo (marca d´água) do Consulado Brasileiro no país aonde você estudou como uma autenticidade do documento. E isso pode ser feito por correio.
    Alguns países dispensam o item 1, outros dispensam os itens 1 e 2 e em alguns são necessários os 3 procedimentos.
    De posse do documento autenticado, no Brasil, faz-se a tradução juramentada do documento, protocola nos órgãos de ensino (Delegacia de Ensino, Ministério de Educação) e aguarda a publicação no Diário Oficial.
    E aí os seus estudos feitos no exterior estarão válidos e revalidados no Brasil.
    E por que foi que eu falei do Fernando Henrique? O que um tem a ver com o outro? Bem é que durante o seu governo, o ex-presidente fez um acordo com o governo da França e os estudos na França dispensam a burocracia acima. Estudou na França  revalida no Brasil sem carimbo, sem reconhecimento de firmas, nada, nadica. Viu que tudo?
    E é uma pena que todos os projetos neste sentido, na área de educação, cultura, divulgação de Brasil lá fora, tudo que o Fernando Henrique Cardoso começou durante o seu governo pararam quando ele deixou o governo no final dos mandatos... os outros presidentes não levaram adiante. Pena mesmo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.