Holanda (Países Baixos)



Família

As famílias nos Países Baixos (ou Holanda) em geral são pequenas; elas têm em média 2 (dois) filhos. Muitas mulheres trabalham, (normalmente meio período) especialmente quando as crianças já têm idade para ir à escola. Isso significa que as gerações holandesas mais jovens estão se tornando independentes bem cedo. As casas na Holanda (Países baixos) provavelmente são diferentes do que estamos acostumados a ver em nosso país de origem. Por volta de 16 milhões habitantes vivem em uma pequena área na costa do Mar do Norte. O espaço é limitado e deve ser distribuído entre cidades e vilas, indústria, agricultura e natureza. Na maioria das cidades e vilas, as famílias vivem em casas que são conectadas umas as outras e em geral têm pequenos jardins. Nas cidades maiores muitas pessoas vivem em complexos de apartamentos. Os adolescentes holandeses têm uma grande liberdade quanto ao lazer e ao tempo livre desde que eles informem seus pais onde e com quem estarão. É importante que você mostre que pode se comportar como um adulto; desde modo, você será tratado como tal.


Educação

A educação das crianças é considerada muito importante na Holanda. Há vários tipos de escolas secundárias e todas exigem uma grande quantidade de lição de casa todos os dias, o que é mais importante que visitar amigos e outras atividades de lazer. No inicio, você pode ter problemas na compreensão do idioma. Antes de ir à Holanda é recomendado que se tenha algum conhecimento do holandês. Isso pode ser feito estudando sozinho (Cd-roms) ou aulas particulares se isso existir em seu país de origem. Uma vez na Holanda, é necessário desejar aprender a língua o mais rápido possível. Embora quase todos falem bem o inglês, o holandês deve ser a língua que prevalece na família hospedeira. Junto com a educação, vários tipos de esportes são praticados, mas a prática desportiva é feita normalmente fora do espaço escolar. Os estudantes se associam a clubes para a prática dos mesmos (futebol, basquete, vôlei, tênis, etc).


Horários da Família

Você deve observar os outros membros da família para determinar um padrão de horário. Se todos levantam as 8h nos finais de semana, é esperado que você faça o mesmo. Se a família tiver algum membro adolescente, este determinará mais ou menos seus próprios horários dependendo das atividades esportivas, saída com amigos, eventos escolares, etc. Se a família tiver regras sobre a participação em eventos (muitas famílias pedem que o horário do jantar seja respeitado por todos) estas regras devem ser seguidas sempre. Os intercambiários devem conversar com as famílias hospedeiras sobre seus hábitos pessoais e expressar uma vontade de sacrificar ou modificar tais hábitos para se encaixar nos horários da família e seu estilo de vida.

Refeições

As refeições são importantes e muitas vezes são feitas em família. O café da manhã é em geral leve e rápido com pão, queijo, frios e geléia. Algumas famílias têm cafés da manhã mais longos nos finais de semana ou fazem o brunch (café da manhã reforçado próximo do horário do almoço). O almoço é feito na escola e os alunos levam seus próprios sanduíches. Na maioria das escolas os alunos podem comprar bebidas não alcoólicas, café ou chá, batatas chips e cookies. O jantar reúne toda a família e é quando se conversam sobre os eventos do dia. Normalmente o jantar é entre 6h e 7h. Todos na família ajudam a pôr a mesa, limpar a mesa e/ou com o jantar. A presença de todos na mesa é um dever, mesmo se alguém não estiver com fome, porque é um momento de conversa em família. A mistura de batatas cozidas e alguns vegetais é muito típica na Holanda. As batatas cozidas são quase sempre servidas no jantar, junto de vegetais e carnes. O intercambiário deve provar de tudo. A cultura holandesa é muito aberta a alimentos estrangeiros, então é comum que se comam alimentos de várias culturas (comida chinesa, italiana, mexicana, francesa, etc.). As saladas também são populares.


Saídas

A principal forma de transporte para os mais jovens na Holanda é a bicicleta. Quase todos usam a bicicleta para ir para a escola, visitar amigos, ir a clubes desportivos e para sair. O sistema de transporte público é bem desenvolvido então também é uma possibilidade para andar pela cidade e visitar lugares. Os adolescentes raramente saem sozinhos. Geralmente eles se reúnem em pequenos grupos na casa de alguém antes de sair. Não é raro ficar na casa de alguém até as 22h ou até mais tarde antes de ir a uma festa na escola, discoteca, a um café ou outro evento. É normal que os pais peçam aos estudantes para estarem em casa num horário determinado. Este horário dependerá da confiança que os pais têm em seus filhos e intercambiário; provavelmente será mais rígido no início do programa e modificado com o passar do tempo. De qualquer forma, pais hospedeiros gostam de ser informados sobre onde, quando e com quem se está. Isto não será considerado ‘controle’ mas sim um interesse na segurança do estudante e um sentimento de responsabilidade por parte dos pais. Os adolescentes holandeses ficam fora de casa de noite e este horário pode ser bem tarde. Você também deve estar consciente que os jovens holandeses podem consumir bebidas alcoólicas legalmente após os dezesseis anos. Como intercambiário, você pode se sentir tentado a acompanhar seus amigos em seus hábitos, mas lembre-se que se estiver num programa estilo high school com regras e normas, exatamente por esse motivo, você não o deve fazer.


Tarefas

O mínimo que um intercambiário deve fazer – e é esperado que o faça – é limpar seu próprio quarto. E isso não se limita a dobrar a roupa e organizar as coisas de forma que aparente limpo. Pegue o aspirador de pó e passe em seu quarto ao menos uma vez a cada duas semanas. E quando o fizer, pode também passar na sala de estar. Certamente este gesto será apreciado.


Higiene pessoal
A maioria das casas holandesas tem apenas um chuveiro e/ou banheira. Então pela manhã, não passe muito tempo no banheiro enquanto todos estão tentando se arrumar para a escola ou trabalho. Longos banhos pela manhã devem ser evitados. Prefira tomá-los durante a tarde ou de noite. Intercambiários compram seus próprios itens de higiene pessoal como gel de cabelo, desodorante, escovas, perfumes, etc.


Computadores

Praticamente todas as casas possuem computadores e muitas vezes até mais que um. Se você usar o computador, conforme-se com as regras de uso do mesmo. Pode ser caro se conectar a Internet se sua família não tiver uma conexão DSL ou a cabo. Se a conexão depender da linha telefônica, limite seu tempo na Internet. Nas cidades um pouco maiores você pode encontrar Internet-cafés, onde você paga pela duração do tempo de uso. Muitas escolas também dispõem de conexão à Internet.


Namoros

Os holandeses – como as pessoas da maioria dos países europeus do norte – são muito mais abertos ao nudismo e ao sexo que muitas outras nações. O sexo é visto como natural, mas a educação sexual é levada bastante a sério. Métodos de prevenção são abordados com muita ênfase e sobre sua utilização inteligente de tais métodos. Encontros são muito populares apesar que muitos jovens, meninos e meninas, todos se encontram e saem juntos para um mesmo lugar.


A cultura holandesa

Há um ditado holandês que diz o seguinte: aja normalmente, que por si só já é louco o suficiente. Este ditado é bastante verdadeiro. Na verdade significa que você deve se comportar de tal maneira que os outros não achem tal comportamento exagerado ou irritante. Além disso, intercambiários têm a chance de conhecer novas pessoas e fazer amigos facilmente, já que os holandeses são abertos à estrangeiros. Já que todos falam inglês, eles falarão inglês com você também. Procure aprender o holandês o mais rápido possível, porque não ajuda se você constantemente ouvir uma língua que você já sabe. A Holanda tem muito a oferecer: museus, locais históricos, cidades antigas, e claro, moinhos de vento e tulipas.



A vida escolar na Holanda
Tipos de High Schools
Na Holanda são encontrados vários tipos de escola secundária. As opções são VWBO (educação secundária pré-vocacional), HAVO (educação secundária geral sênior) e VWO (educação pré-universitaria). 

Todos os três tipos de educação secundária são para crianças de 12 anos ou mais e todos começam com um período de ‘educação secundária básica’. Este geralmente dura por três anos e consiste de um amplo grupo curricular para todos os alunos. Os três tipos se diferenciam grandemente uns dos outros em termos de duração do curso e nível de educação. 

Intercambiários no geral são colocados em escolas HAVO ou VWO. As escolas HAVO duram 5 anos e os estudantes no geral são colocados no quarto ano. As escolas VWO duram 6 anos e os estudantes no geral são colocados no quinto ano. É o orientador escolar ou alguém da administração escolar que decide quais as matérias que o intercambiário cursará assim como o ano escolar em que ele será matriculado.

Você deve estar preparado para investir seu tempo nas lições de casa. O nível de educação nas escolas VWO é no geral superior ao que alguns estudantes estão acostumados em seu país de origem. Isto, combinado com o estudo da língua holandesa, torna tudo um grande desafio. Os professores esperam que você aprenda o holandês rapidamente. Eles não traduzirão o material escolar para o inglês ou qualquer outra língua.


Aulas comuns

Tanto nas escolas HAVO ou VWO, as aulas comuns são holandês, inglês, outra língua estrangeira (francês ou alemão), matemática, economia, física, história, biologia, química, geografia, educação física, artes, horas de estudo independente. Pela semana, os estudantes passam por 30 a 35 aulas de 50 minutos cada na sala de aula, de segunda a sexta. A duração de um dia escolar pode variar dependendo do horário. As vezes a lição de casa pode ser feita durante o tempo em sala, mas em média os alunos passam uma hora e meia após a escola fazendo a lição de casa.


Livros escolares
Os estudantes precisam de muitos livros texto. Em média, um aluno gastará entre 200 e 300 euros em livros (as vezes até mais, dependendo das matérias a serem cursadas).
Freqüência
Freqüentar as aulas é obrigatório. Qualquer ausência deve ser justificada por telefone no mesmo dia e você deve, quando retornar à escola, levar um bilhete da família.


Intervalo do almoço
Não há um intervalo para almoço, mas sempre após duas aulas há um intervalo de 20 a 30 minutos. Os alunos levam seus próprios lanches para a escola e a maioria das escolas vende bebidas não alcoólicas, café ou chá, batatas chips e cookies.


Férias escolares

Inúmeras férias ocorrem durante o ano: 1 semana em outubro, 2 semana por volta do Natal, 1 semana em março e duas em abril/maio. As férias de verão começam entre o meio de junho e o meio de julho, dependendo da região da Holanda.

Expectativas – estudantes e escolas
Não é esperado que você possa participar totalmente de suas aulas no começo, mas é esperado que o estudante freqüente as aulas. Isso não somente o ajuda a entrar em contato e conhecer outras pessoas como também os coloca num ambiente em que o holandês é a única língua falada. Os professores esperam que o aluno se esforce para aprender o holandês.
Na escola é importante que você não se acomode e espere que os colegas de classe se aproximem. Não seja tímido – converse com eles, pergunte sobre as matérias deles na escola, peça ajuda com a sua lição de casa (verifique isso antes com sua família, claro). É possível que no começo eles pareçam reservados, mas você verá que isso é mais pela vergonha de falar inglês. Tente explicar que o inglês deles é muito melhor que o seu holandês.
Não pense que seus professores não gostam de você se eles não conversarem muito com você. Lembre-se que eles têm um número limitado de lições para ensinar para uma porção de alunos holandeses. Assim, eles não terão tempo para traduzir tudo para você. Você pode achar isso um pouco cansativo no começo, apenas sentar e esperar lá na escola sem entender metade das coisas que se passam ao seu redor. É por isso que é tão importante para você aprender a língua rapidamente!
Seu professor está lá para te ajudar. Pode parecer que eles não têm tempo durante as aulas para isso, mas se você se esforçar para falar holandês, freqüentar as aulas, tentar fazer sua lição de casa e mostrar sua vontade de se encaixar, você verá que seu professor o ajudará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.