Irlanda




A paisagem irlandesa

A reputação da Irlanda como um país amigável e seguro com uma população jovem é merecida. Enquanto o país tem alguns dos problemas de qualquer outro país moderno, tem também todas as vantagens – e não perde seu respeito por valores tradicionais.  É uma sociedade  baseada na família, coloca um alto valor na educação – investe nisso – e claro, fala o melhor inglês do mundo (de acordo com GB Shaw).

A Irlanda é um país todo cortado por riachos prateados, rios preguiçosos, lagos escondidos e canais parados. Por todo o país se encontra a pesca de truta e salmão e outros peixes. Canais, rios e grandes lagos podem ser explorados de barcos. Cada canto oferece um novo cenário, uma chance de encontrar um pub escondido cheio de histórias de barcos e pescarias.

Quando na Irlanda, você nunca está a mais de 80 milhas do mar e com uma linha costeira oferecendo praias douradas, penhascos dramáticos, portos escondidos e baías. Você encontrará belas enseadas retiradas assim como praias maiores que propiciam windsurfing, vela, canoagem e natação. Meios de realizar a pesca costeira e no fundo do mar estão disponíveis na maioria das vilas costeiras.

A planície central da Irlanda é cercada por um anel de montanhas e colinas. As cores variam do lilás ao negro da relva dos pântanos e a vista vai da leve ladeira das montanhas Slieve Bloom aos duros vales de Wicklow e aos inspiradores e intimidantes penhascos de Moher. Todos estão lá para serem explorados a pé, de bicicleta ou a cavalo.



Clima
O clima irlandês é influenciado pelas águas relativamente quentes do golfo Stream e pela predominação dos ventos do Atlântico. Esta combinação resulta num clima contínuo com temperaturas razoavelmente uniformes por todo o país.

Religião
A Constituição Irlandesa garante liberdade de consciência e a livre profissão e prática religiosa para todos os cidadãos. De acordo com o censo, as religiões irlandesas são:

Católicos Romanos: 91%
Igreja da Irlanda (Anglicana): 2,5%
Presbiterianos: 0,4%
Metodistas: 0,1%
Judeus: menos de 0,1%

Por volta de 3% da população pertence a outros grupos religiosos ou não tem crença religiosa específica.
Localização das escolas
As escolas atingem certos padrões escolares, oferecem uma filosofia de educação que encoraja não só realizações acadêmicas, mas também desenvolvimento pessoal, e apresentam interesse e compromisso com suas dimensões internacionais na educação jovem.



Famílias hospedeiras
Os irlandeses têm a reputação por sua amizade e cordialidade e essa reputação é merecida. Um velho ditado na Irlanda diz que um estranho é um amigo que você ainda não encontrou. Sua estadia com sua família será a introdução para um grupo de amigos para toda a vida.



Irlanda - Divisões Administrativas
A República da Irlanda é uma democracia parlamentar com dois parlamentos, um presidente eleito que é o centro do estado e um primeiro ministro que é o centro do governo. A Irlanda do Norte é parte do Reino Unido e é governada diretamente de Londres.

A Irlanda é constituída de quatros províncias que são divididas em 32 condados como segue:

ULSTER:                   Cavan, Donegal, Monaghan (todos na República), Antrim, Armagh, Derry, Down, Fermanagh e Tyrone (todos na Irlanda do Norte)

LlEINSTER:               Carlow, Dublin, Kildare, Kilkenny, Laois, Longford, Louth, Meath, Offaly, Westmeath, Wexford e Wicklow.

MUNSTER:               Clare, Cork, Kerry, Limerick, Tipperary e Waterford.

CONNAUGHT:         Sligo, Mayo, Galway, Roscommon e Leitrim.





Uma visão da arte e cultura
Poucos lugares do mundo estão tão cheios de história quanto a Irlanda. Para onde quer que se olhe, é possível encontrar castelos, casas e monumentos, alguns até mais antigos que as pirâmides. Na Irlanda, o passado é parte do presente, parte das pessoas e parte de sua vibrante cultura.



A vida escolar e em família na Irlanda

O Sistema Educacional Irlandês
O Departamento de Educação e Ciência é responsável pela educação na Irlanda. No presente, as crianças devem freqüentar a escola entre os seis e quinze anos. O primeiro nível educacional cobre dos seis aos doze anos e o segundo nível de educação vai dos doze aos dezessete / dezoito. Todas as crianças devem estudar irlandês como uma matéria por todos os anos.

Escola Primária
Ano 1-8
Escola Secundária
Ano 1-3 Junior
Ano 4 De Transição
Ano 5-6 Senior
Continuação da Educação

O sistema escolar inclui 8 anos de educação primária seguido de um ciclo secundário de 6 anos, sendo que ao final os estudantes fazem o Exame do Certificado Nacional (National Leaving Certificate Examination). Os alunos cursam 6,7 ou 8 matérias e o desempenho neste exame determina o acesso a uma continuação da educação ou educação superior.

Apesar das crianças não serem obrigadas a freqüentarem a escola até os seis anos, a maioria delas, com quatro e cinco anos, está matriculada em escolas primárias. As escolas podem aceitar alunos a partir de seu quarto aniversário. Métodos de educação flexíveis são utilizados durante os primeiros oito anos de educação (dos quatro aos doze anos de idade) para ensinar uma ampla variedade de matérias. Não há nenhuma avaliação formal no final do primeiro nível de educação.

A educação secundária inclui um curso de 3 anos que leva ao exame do Certificado Junior. Todos os alunos devem cursar um grupo de matérias: irlandês, inglês, francês (ou alemão), matemática, ciências, história, geografia, educação religiosa, CSPE (educação cívica social e política), educação física e coral. Os estudantes também podem escolher mais duas matérias, que variam de escola para escola. Há quatro tipos de escolas de ensino secundário. São as escolas secundárias, vocacionais, compreensivas e escolas da comunidade. As origens e a administração de cada tipo de escola são diferentes, mas todas oferecem um currículo comum e obrigatório, e uma ampla variedade de matérias acadêmicas e vocacionais. O Certificado Junior é feito por volta dos quinze anos de idade e cobre uma ampla variedade de matérias acadêmicas e vocacionais. É oferecido em dois níveis de habilidades: comum e superior. Inglês, irlandês e matemática são testados em três níveis de habilidades: de fundação, comum ou superior.

Após o exame do Certificado Junior, há um ano de transição, um programa de um ano sem a pressão do exame estadual que incorpora a preparação para um curso de certificado de saída. Aos estudantes é pedido que estudem um número de matérias dos grupos acadêmicos e uma ou duas matérias opcionais pelo ano. Além disso, os alunos participam de variados cursos vocacionais mais curtos (como por exemplo teatro, habilidades de digitação, horticultura, manutenção de motor de veículos). É esperado que os estudantes obtenham experiência de trabalho durante este ano por um curto período (geralmente não mais de uma semana) e vários cursos de atividades externas também são oferecidos.

Os dois anos finais na escola secundária terminam no exame Leaving Certificate (certificado de saída). Todos os alunos cursam as seguintes matérias: irlandês, inglês, matemática, educação religiosa, educação física e coral mais quatro outras matérias a escolher de uma ampla variedade. O exame Leaving Certificate (certificado de saída) deve incluir ao menos cinco matérias. A maioria dos estudantes faz sete matérias. As matérias são agrupadas da seguinte maneira: línguas, ciências, estudos de negócios, ciências aplicadas e estudos sociais (incluindo matérias práticas) mas os estudantes devem escolher e misturar. O Certificado é usado para obter uma vaga na Educação Superior e é um requerimento para uma série de carreiras.

Na Irlanda, algumas escolas independentes seguem o sistema escolar inglês público com o exame inglês GCSE aos 16 anos, e exame de nível avançado aos 18 anos.

Tipos de escola
São registradas no Departamento de Educação Irlandês e podem ser privadas ou públicas com as seguintes características:
1.      Religião – escolas religiosas, multi- religiosas  e não religiosas.
2.      Sexo – escolas que atendem a apenas um sexo (masculino ou feminino) ou escolas que atendem ambos os sexos.
3.      Acomodações – famílias hospedeiras e residenciais.
4.      Localizações – escolas na cidade, urbanas e rurais.
5.      Tamanho das escolas – média de estudantes irlandeses – 420; média de estudantes intercambiários – 4

Lista de matérias obrigatórias
Ciclo Júnior
Irlandês, inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, latim, grego, estudos hebraicos, estudos clássicos, música A, música B, cívicas, história/geografia, matemática, ciências, economia doméstica, estudos de negócios, tecnologia, carpintaria, digitação, estudos de computação, educação física, gráficos técnicos, desenho mecânico, estudos sociais/ambientais, tecnologia, materiais e trabalhos metálicos.


Ciclo Sênior
·         Grupo de Línguas
Irlandês                                      Inglês
Francês                                     Alemão
Espanhol                                   Italiano
Latim                                           Grego
Estudos hebraicos                    Estudos clássicos
·         Grupo Científico
Matemática                                Física
Química                                       Biologia
Física e química            Matemática aplicada
·         Grupos de Estudos de Negócios
Contabilidade                            Economia
História da Economia               Organização de negócios
·         Grupo de Ciências Aplicadas
Engenharia                                 Desenho técnico
Física e química                       Ciências agrícolas
Economia Doméstica(geral)    Economia Doméstica ( social e científica)

·      Grupo  de Ciências Sociais
História                                     Geografia
Música                                        Arte
Economia Doméstica(geral)



Nota: Nem todas as escolas oferecem  as mesmas matérias e nem todas as escolas oferecem todas as matérias. A maioria das escolas leciona em dois níveis – Alto e Baixo – apesar de que algumas escolas começam tutoria num nível comum e algumas escolas lecionam algumas matérias em um único nível.


Exemplo de horário diário
09:00 – 09:45                 Literatura Inglesa
09:45 – 10:30                 Matemática
10:30 – 10:45                 Intervalo
10:45 -  11:25                 História
11:25 -  12:10                 Física
12:10 -  12:55                 Física
12:55 -  14:00                 Almoço
14:00 -  14:40                 Química
14:40 -  15:20                 Organização de negócios
15:20 -  16:00                 Matemática


O Calendário escolar
O ano escolar é dividido em três termos.
O primeiro termo  - vai da primeira semana de setembro até um pouco antes do Natal, o segundo  - vai do final da primeira semana de janeiro  até a semana antes da Páscoa (geralmente no final de março) e o termo final -  da semana após a Páscoa até o final de maio ou começo de junho.
Os exames do governo (Certificado Júnior no final do terceiro ano do ciclo Júnior e Certificado  Leaving  no final do terceiro ano do ciclo sênior ) começam no fim da primeira semana de junho e tem duração de três semanas.
Há um intervalo de cinco dias entre os termos. Há também outros feriados ocasionais.

A semana escolar
A semana escolar vai geralmente de Segunda a Sexta das 9:00 as 16:00 horas. Quartas à tarde são geralmente direcionadas ao esporte. Quase todas as escolas oferecem diversas atividades extracurriculares (esportes, clubes etc..). Estudos para casa e lição de casa são parte integral da semana escolar.

Exames
Os exames escolares ocorrem no final de cada termo. Os exames estaduais ocorrem em junho com resultados em meados de agosto (Certificado Leaving) e meados de setembro (Certificado Júnior).

Notas dos exames
Os exames estaduais e da maioria das escolas são avaliados de acordo com o seguinte sistema de notas:





%
NOTA
90-100%
A1
85-89%
A2
80-84%
B1
75-79%
B2
70-74%
B3
65-69%
C1
60-64%
C2
55-59%
C3
50-54%
D1
45-49%
D2
40-44%
D3
25-39%
E
10-24%
F
0-9%
NG (no grade)
D3 é a nota mínima para aprovação.


O aluno
É esperado que o aluno tenha uma boa atitude:
-          Determinação para o sucesso;
-          Atitude positiva diante de nova experiência;
-          Desejo de adaptar e aceitar novos costumes;
-          Capacidade de determinação e perseverança.

Além disso, os alunos que desejam fazer o Certificado Leaving num nível mais elevado devem ter:
·         Nível de inglês intermediário avançado.
·         Alto nível nas especialidades nos registros escolares.



Casa de família ou acomodações na escola
A escolha por um determinado programa é importante, e deve ser feita pelo estudante e pela razão certa. Se o estudante escolhe um programa pela razão errada (porque, por exemplo, um se parece mais fácil que outro, ou mais seguro, com mais supervisão, menos estressante, etc.) pode ser um desastre.
Tanto o alojamento como a casa de família, ambas as opções têm seu lado positivo e negativo:- todos temos experiências de altos e baixos na vida em família, mas poucos têm experiência do altos e baixos na vida nos alojamentos

Antes de considerar um programa com hospedagem nas acomodações/alojamentos da escola, o estudante deve considerar a filosofia da vida nesses alojamentos estudantis:  um grande número de jovens estudantes, vivendo, trabalhando e brincando juntos num local relativamente pequeno (acomodações na Irlanda são normalmente em dormitórios que podem acomodar até 70 estudantes em cubículos individuais!). O horário das escolas com acomodações é feito para dispor de um número relativamente pequeno de funcionários para supervisionar e cuidar dos estudantes.
Portanto, para ter sucesso numa escola residencial, o estudante deve se encaixar na seguinte descrição: ter facilidade em fazer amigos, ter grande interesse em esportes e atividades em grupos, ser independente e extrovertido, não se importar com um estilo de vida organizado e regrado, e poder viver sem certos confortos da vida!
Se o estudante se encaixa na descrição, então gostará da vida nas acomodações e da vida em família. Se ele não se encaixa, provavelmente não gostará nem obterá sucesso nas acomodações escolares.

As famílias irlandeses, normalmente recebem uma ajuda de custo financeira pela hospedagem dos estudantes e costumam hospedam vários estudantes ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.