Rússia




O POVO
Falar da Rússia é sempre motivo de orgulho.
É o melhor exemplo de ...”olha de onde eu vim, e olha o que eu virei”.
É um exemplo de ...”se é para fazer, vamos fazer e pronto”.

Mas o que eu mais gosto mesmo no povo russo é a capacidade de aprendizado, de tirar lições de tudo, da luta para melhorar de vida, da bravura no sentido de persistência, de não entregar os pontos facilmente, de tomar a frente.
E apesar de persistentes, todos os russos que conheço são amáveis, pacientes, simpáticos, meigos e donos de um bom humor que fica um pouco escondido.

Na maioria das coisas que li sobre os russos, li os “clássicos”...dizia que são frios, que algumas mulheres procuram homens ricos para ter uma vida sossegada, que vivem com medo da violência, que russos bebem muito, que é difícil entender a alma dos russos e que são autores de algumas ações inexplicáveis. Achei até engraçado porque isso acontece em qualquer país do mundo. E aí deduzi que quem escreveu não sabia o que estava escrevendo.

Os russos podem até ser aparentemente frios com um ou com outro, mas se você precisa de ajuda, eles ajudam muito e sem pensar se terão retorno com isso. E tem algo muito bacana: perdoam muito.
Os hábitos são comuns: homens trabalham a semana toda e aos fins de semana frequentam clubes, gostam de pescar e etc. As mulheres normalmente cuidam da casa, da família e também trabalham fora, lutam por uma vida melhor/boa, fazem o possível e impossível para solucionar seus próprios problemas.
Muitos são religiosos, costumam ir ás igrejas na Páscoa, ir a missa ou rezar para abençoar a refeição.
Também comemoram mais a virada do ano do que o Natal, no entanto, a maior comemoração é no 07 de Janeiro.
Adoram animais domésticos e diz-se que tem a maior população de gatos do mundo. Acreditam que o gato se aproxima para curar, que é sensitivo.


INFOS GERAIS
Nome oficial: A FEDERAÇÃO DA RÚSSIA

Território. A Rússia é o maior país do mundo com uma área total de 17.125.178 metros quadrados. Faz fronteira com 16 países (é o recorde mundial de quantidade de estados e de extensão da fronteira) - a Noruega, a Finlândia, a Estónia, a Letónia, a Lituânia, a Bielorrússia, a Polónia, a Ucrânia, a Geórgia, o Azerbaijão, a Abkházia, a Ossétia do Sul, o Cazaquistão, a China, a Mongólia, a Coreia do Norte, o Japão e os Estados Unidos da América. A Rússia possui características geográficas únicas; é um dos países mais ricos do mundo em recursos naturais e minerais. Na Rússia há cerca de 120 mil rios e cerca de 2 milhões de lagos salinos e de água doce
População. Em 1 de abril de 2014 a população ultrapassa 146 milhões de pessoas – é a nona maior do mundo. A Rússia é um estado multinacional em que moram os representantes de 176 nações e nacionalidades que professam diferentes religiões e falam mais de cem idiomas. Na Rússia há mais de mil cidades, incluindo 12 cidades com mais de um milhão de habitantes – Moscou, São Petersburgo, Nízhni Novgorod, Novosibirsk, Ekaterimburgo, Omsk, Tchelyabinsk, Volgogrado, Samara , Kazan , Ufa  e Rostov do Don .

O sistema político.  Segundo a Constituição, A Rússia é uma democracia federal, baseada num sistema de Estado de Direito sob a forma de República.
 O Chefe de Estado é o Presidente da Federação da Rússia que, de acordo com a Constituição, é eleito por 6 anos, mas não pode exercer mais de dois mandatos consecutivos. Em 7 de maio de 2012 Vladimir Vladimirovich Putin tomou a posse do Presidente da Federação da Rússia.
O Governo da Rússia exerce o poder executivo no país. O primeiro-ministro é nomeado pelo presidente com a aprovação de Duma Estatal. A Assembléia Federal (Parlamento Russo) é o ramo do poder representativo e legislativo da Rússia.
A Federação da Rússia é constituída por 85 divisões: 22 repúblicas, 9 territórios, 46 regiões (oblasts), 1 rehião autônomo (oblast autônomo), 4 distritos autónomas e 3 cidades federais (Moscou, São Petersburgo e Sevastopol).
A capital da Rússia é Moscou. A língua oficial é russo . A moeda é rublo russo (RUB). Tem nove fusos horários . A temperatura média em janeiro varia de 0 a -50 °C e em julho, de 1 a +27 °C .



HISTÓRIA
A Rússia tem uma história longa e rica que remonta aos primeiros homens pré-históricos. Durante o seu desenvolvimento histórico, a Rússia passou por muitos períodos únicos e diferentes, caraterizados por vários avanços, êxitos e sucessos. Aqui vou ressaltar a História a partir da União Soviética. Antes de ser simplesmente Rússia, era União Soviética.
Após o término da Primeira Grande Guerra Mundial, observou-se a queda do Império Russo e surgia a União Soviética. Iniciou-se um período ligado a grandes avanços militares, industriais e científicos. O novo estado iniciou a libertação de dezenas de países do nazismo e fascismo, iniciou a construção socialista em diferentes partes do mundo. A sigla de União Soviética era URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e neste período muito se falava na Guerra Fria (USA x URSS).
A Perestroika, em conjunto com a Glasnost, introduzidas pelo primeiro e único presidente da União Soviética, Michael Gorbatchev, mudou de maneira revolucionária a estrutura e o perfil do país – abriu-se o caminho para construir o estado verdadeiramente democrático e acabou a Guerra Fria que tinha separado muitos povos e tinha feito o mundo viver em tensão.
Em 1991, após a dissolução da URSS, começou a nova página na história da Rússia Contemporânea. Através do voto universal, direto e secreto, Boris Yeltsin foi eleito o primeiro presidente da Rússia em junho de 1991. Ele iniciou amplas reformas, incluindo a privatização, liberalização política, económica e comercial. Apesar do choque social, recessão económica e separatismo regional, a Rússia nova conseguiu avanços nas relações com os países ocidentais e acabou realizando as modificações democráticas, virando o estado de direito e democrático.
Com a chegada ao poder de Vladimir Putin, a situação melhorou – viu-se a estabilidade da situação macro-econômica e política; milhões de pessoas começaram a vida melhor; a economia voltou a crescer. Com o estado batendo novos e novos recordes, a Rússia conquistou respeito na arena internacional.


ECONOMIA
Possui importantes recursos naturais e humanos, que são a fonte do desenvolvimento econômico. O país tem a maior reserva de gás natural do mundo e umas das maiores reservas de carvão e de petróleo. Ademais, a economia do estado é caracterizada pelo forte setor militar, industrial e científico. A Rússia é um dos maiores vendedores de armas militares para dezenas de países, tias como a China, a Índia, o Vietnã, a Venezuela e outros, interessados em desenvolverem a cooperação técnico-militar com a Rússia. O país tem enormes capacidades científicas – é uma das primeiras potências espaciais e faz parte do clube nuclear.
Após a desintegração da União Soviética, a Rússia sofreu severa contração económica, enquanto as elites políticas divergiam sobre a implementação das reformas, mas acabou estabelecendo a economia de mercado moderna.  No decorrer da década de 2000, o estado tem conseguido altas taxas de crescimento econômico, virando uma das maiores economias do mundo. Beneficiando-se do aumento nos preços de petróleo e de gás, a Rússia conseguiu pagar uma boa parte da sua dívida externa, que foi gigantesca, e aumentou significativamente as suas reservas monetárias internacionais. Ao mesmo tempo, a classe média tem-se expandido e a pobreza tem vindo a diminuir.
A Rússia faz parte do acrónimo BRICS, que integra os países emergentes, e, segundo as estimativas econômicas, em 2050 será classificada entre as cinco maiores economias do planeta.



CULTURA

A Rússia possui a riquíssima cultura que é o produto da sociedade multiétnica, embora dominada pelo povo russo. O desenvolvimento arquitetônico e artesanal russo acabou sendo fortemente influenciado pela conversão ao cristianismo ortodoxo e pela arte e arquitetura bizantinas. A Igreja ortodoxa sempre desempenhou o papel principal na vida russa. Os artistas russos são reconhecidos como os melhores de mundo.  A Galeria Tretyakov em Moscou, o Museu Russo e o Museu Hermitage, ambos em São Petersburgo, são centros das obras primas da arte, atraindo os que querem olhar para elas por horas inteiras com a respiração suspensa, balanceando entre e realidade e o vôo de alma.

A música russa é extremamente rica e diversificada – de clássica a rock, de romances a pop. O balé, embora tenha originado na Itália, é universalmente considerado como a maravilha russa e o auge da inspiração.  O Teatro Bolshoi em Moscou e o Teatro Mariinsky em São Petersburgo são principais  centros do balé, muitos artistas por todo o mundo sonham em fazer performance em ambos os palcos.
A literatura russa sem dúvida é o património da humanidade.  Entre os grandes mestres contam-se Alexander Pushkin, Fiodor Dostoievski, Lev Tolstoi, Anton Tchekhov, Ivan Turgeniev e muitos outros. Tais livros como "Guerra e Paz", "Anna Karenina", "Crime e Castigo", " Irmãos Karamazov" e outros mudaram a percepção de todo o mundo, refletindo a mente do povo e as profundidades da alma russa.



SISTEMA ESCOLAR
A educação geral na Rússia tem três fases:
- quatro anos do ensino primário;
-  cinco anos de ensino geral básico
- e de dois a três anos de ensino secundário
Perfazendo um total de 11 anos.

O ensino secundário na Rússia inclui os seguintes tipos de escolas:
- ginásios,
- liceus e
- escolas comuns.
Os dois primeiros são focados na preparação dos estudantes do ensino médio para universidade.

Educação geral consiste em 34 semanas de estudo por ano e 27 a 36 horas
de estudos por semana.
Os estudantes internacionais  são colocados nos anos 9, 10 ou 11.
O currículo básico inclui matérias obrigatórias como idioma russo, línguas estrangeiras, matemática, história, política, ciências naturais etc.
O ano escolar começa no início de setembro e vai até final de maio ou meados de Junho.



SOBRE BOLSAS DE ESTUDO NA RÚSSIA
 Este artigo fornece informações gerais para aqueles que desejam estudar na Rússia. A informação oficial a esse respeito é divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
A Rússia, representada pelo Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa, em cooperação com o Brasil no campo da educação, concede regularmente bolsas do governo russo para o estudo em instituições russas de nível superior.
Anualmente são oferecidas até 10 bolsas de estudo para as especialidades de graduação, especialização e pós-graduação, mestrado e doutorado.
Assim que as condições para a concessão de bolsas (que são idênticas para todos os países) e o material explicativo são recebidos, eles são apresentados pela embaixada da Rússia ao Departamento de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Esta estrutura divulga a informação entre a população brasileira, recebe o conjunto completo de documentos de pessoas que desejam estudar na Rússia, e envia o dossiê elaborado dos candidatos recomendados para a avaliação pela instituição competente na Rússia.

Informações mais detalhadas podem ser encontradas no site da
Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil:
www.dce.mre.gov.br
e também pelos telefones (61) 3411-8561 (8562, 8567, 8575); Fax — (61) 3411-8560,
e por email: dce@itamaraty.gov.br

A seleção dos candidatos para estudar na Rússia é realizada pelo Ministério da Educação e Ciência da Federação da Rússia, que também define o local de estudo (instituição e cidade). O Direito preferencial para receber a bolsa é dado aos candidatos com notas mais altas nas principais matérias.
As Instituições russas de educação superior preparam profissionais em uma ampla gama de especialidades, no entanto, em uma série de áreas, o número de alunos ainda poderá ser limitado. Os candidatos admitidos para a formação recebem uma bolsa mensal do governo e uma acomodação em um dormitório da instituição de estudo, nas mesmas condições que os cidadãos da Federação da Rússia, que estudam como bolsistas do orçamento federal.

Os interessados em estudar na Rússia devem procurar detalhes junto ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.


Fonte: Embaixada da Rússia no Brasil.
Assista vídeos neste link: https://www.facebook.com/russiantour/videos?fref=photo










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.