Suíça



Família: As famílias na Suíça são um tanto rígidas. Apesar de que existem muitas famílias divorciadas ou pais solteiros, a família ainda significa muito para a maioria dos suíços. Respeito para com os mais velhos é importante. Os adolescentes suíços estão acostumados a ter uma certa liberdade em se falando de lazer e tempo livre contanto que informem seus pais sobre onde eles estão e com quem. Mas os pais se preocupam e os menores (de 18 anos de idade) podem ter horário preestabelecido para chegarem em casa. Os suíços adoram discutir sobre todos os tipos de assuntos.

Refeições: As refeições são importantes e geralmente feitas por todos. O café da manhã é geralmente leve e rápido, incluindo o mundialmente famoso “muesli” ou somente pão com manteiga e geleia. Algumas famílias têm longos cafés da manhã aos finais de semana ou eles fazem o “brunch” (um café da manhã bastante reforçado, ficando desnecessário o almoço).  O almoço é feito geralmente na escola; pode ser uma refeição de um ou dois pratos ou algo leve como um sanduíche. É comum fazer uma refeição leve durante a tarde chamada de Z’Vieri depois de chegar em casa da escola. Este pode ser ume fruta ou um pequeno sanduíche. O jantar reúne toda a família e é o momento de dividir sentimentos e acontecimentos do dia. Geralmente o jantar ocorre entre as 18h e 19h. Todos da família ajudam a arrumar a mesa, limpar a a mesa e/ou cozinhar. A presença na mesa é um dever, mesmo que alguém não esteja com fome, porque é um momento de partilhar.

Educação: A educação de suas crianças tem a prioridade para a maioria das famílias suíças. Os pais geralmente requerem que a lição de casa seja feita antes de qualquer atividade esportiva, visita a amigos ou outras atividades de lazer. As famílias hospedeiras esperam isso dos estudantes internacionais também. Após a educação há todos os tipos de esporte; os estudantes podem participar em clubes (futebol, basquete, voleibol, luta romana, etc.); há possibilidades de o estudante freqüentar aulas de arte, teatro, etc.

Saídas: O sistema de transporte público na Suíça é muito eficiente e a maioria das áreas são bem desenvolvidas, o que dá para as pessoas facilidade de movimentação e liberdade. Crianças e estudantes utilizam transporte público e começam a fazer isso sozinhos ainda jovens. Adolescentes costumam sair sós ou com amigos, para eventos esportivos, cinema ou para visitar um amigo. Geralmente os pais pedem que os estudantes cheguem em casa nos finais de semana por volta da meia-noite ou com o último ônibus ou trem (trens e ônibus não circulam depois da meia-noite). O horário para retorno para casa geralmente depende da confiança que os pais têm em seus filhos e estudantes intercambiários; pode ser mais rígido no começo e ser ajustado com o passar do tempo. Mesmo assim, os pais devem ser informados sobre onde, quando e com quem. Discussão aberta entre estudantes intercambiários e família é apreciada.

Papéis dos diferentes membros da família: Algumas famílias podem ainda ser mais tradicionais, o que significa que o trabalho doméstico é feito na maioria pelas mulheres da família para a manutenção da casa. Mas cada membro da família deve ter certas tarefas, apesar que os pais hospedeiros não devem ajudar em tarefas como limpando, lavando roupa, preparando refeições, mas mantendo o jardim, reparando coisas, cortando grama, etc. Adolescentes devem manter seus próprios quartos limpos e ajudar com tarefas diversas. Claro que qualquer ajuda extra por parte dos jovens da família é sempre bem vinda.

Outros costumes: Os suíços tendem a ser econômicos, também relacionado ao uso de eletricidade, água, telefone, etc., então, eles desligam a luz ao sair de um cômodo, tomam banhos rápidos, etc. Hoje, a maioria das pessoas e particularmente os jovens tem telefones móveis. Apesar que os suíços costumam fazer muitas ligações, eles não permanecem no telefone por horas. Os intercambiários deve pedir antes de usar o telefone.

 

Vida escolar na Suíça


O colegial (geralmente chamados de Kantonsschule, Mittelschule ou Gymnasium) dura quatro anos ou em algumas regiões dura quatro anos e meio. Estudantes intercambiários geralmente freqüentam o segundo ou terceiro ano dependendo de sua idade e nível de francês ou alemão. Intercambiários jovens e/ou estudantes com nível muito baixo de francês ou alemão devem ser colocados no primeiro ano.

O sistema escolar suíço é bastante tradicional. Antes de freqüentar o colegial os estudantes precisam escolher uma área (Línguas Modernas, Línguas Clássicas, Ciências ou Economia) que será a principal nos quatros anos.

Os diretores das escolas decidem qual a área e ano um estudante pode freqüentar. São geralmente colocados na área de Línguas Modernas ou Economia.

As aulas típicas no segundo ou terceiro ano são francês, alemão, inglês, matemática, economia, educação física, história, geografia, biologia, física, arte, música assim como outras atividades extracurriculares (tais como fotografia, teatro, etc.).

O número de horas varia entre os anos para cada matéria.

Um estudante interessado em passar um ano na Suíça deve estar ciente da dificuldade das aulas e deve ter um bom passado acadêmico para suceder. Também, o estudante deve saber que as aulas são ministradas em alemão nas áreas falantes dessa língua na Suíça, mas nos intervalos e na vida familiar, todos falam o dialeto suíço.

As aulas duram entre 45 e 50 minutos, normalmente com intervalos de cinco a dez minutos de intervalo entre elas. O horário nas escolas secundárias ajudam a desenvolver amizades. Começam por volta das 7h (no verão)/ 7:30h (no inverno) para terminar por volta das 4:30h todos os dias, mas nas quartas-feiras as aulas terminam ao meio-dia. Aos sábados na maioria das regiões as escolas estão fechadas.

O intervalo do almoço dura entre uma e uma hora e meia. O lanche escolar numa escola secundária varia muito, alguns estudantes adoram e outros não. Há também pratos vegetarianos disponíveis na maioria das escolas. Intercambiários podem comer na escola ou voltar para a casa hospedeira, dependendo da distância e da duração do intervalo. É bom para o estudante almoçar na escola com freqüência porque é a melhor forma para se socializar com os estudantes suíços.

As férias escolares são muitas. 2 semanas antes do Halloween. 2 semanas pelo Natal. Uma ou duas semanas em fevereiro. Duas ou três pela Páscoa. Férias de verão começam entre o final de junho e o meio de julho. Muitos dos feriados locais e religiosos fazem os estudantes felizes. Normalmente, há por volta de 10 feriados locais durante o ano escolar, alguns durante outros feriados, outros próximos a feriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelos seus comentários e considerações. Entraremos em contato em breve.